Mundo

Dissidentes sauditas exilados fundam partido opositor

Dissidentes sauditas exilados fundam partido opositor

O príncipe herdeiro saudita, Mohamed bin Salman - AFP/Arquivos

Um grupo de dissidentes sauditas exilados em países como Grã-Bretanha e Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira a criação de um partido, o primeiro movimento de resistência contra o regime do rei Salman.

A Arábia Saudita é uma monarquia absoluta que não tolera qualquer oposição política, e a criação deste partido ocorre em um contexto de crescente repressão contra os dissidentes.

As autoridades não reagiram a este anúncio até o momento.

“Anunciamos a criação do Partido da Assembleia Nacional, que visa instituir a democracia como forma de governo no reino da Arábia Saudita”, explicaram os dissidentes em nota.

O partido é liderado pelo ativista de direitos humanos Yahya Assiri em Londres, e seus membros incluem o acadêmico Madawi al Rasheed; o pesquisador Saeed bin Nasser al Ghamdi; Abdullah Alaoudh, baseado nos Estados Unidos; e Omar Abdulaziz, que reside no Canadá, informaram à AFP fontes próximas ao partido.

Essa vertente política representa, segundo especialistas, um novo desafio para os líderes sauditas, que enfrentam a queda dos preços do petróleo e se preparam para receber o G20 em novembro.

“Lançamos este partido em um momento crítico para tentar salvar nosso país […], estabelecer um futuro democrático e responder às aspirações de nosso povo”, disse à AFP Yahya Assiri, que ocupa o cargo de secretário-geral do partido.

Assiri, um ex-oficial da Força Aérea Saudita, é o fundador da organização de direitos humanos ALQST, com sede em Londres.

A Arábia Saudita é alvo de críticas internacionais por seu histórico em direitos humanos. As críticas se tornaram mais acentuadas desde que Mohamed bin Salman, apresentado como reformador, se tornou príncipe herdeiro em 2017.

Veja também

+ Confira 4 dicas para descobrir se o mel é falsificado

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ MG: Pastor é preso por crime sexual e alega que caiu em tentação

+ App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+Vídeo mostra puma perseguindo um corredor em trilha nos EUA

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar