Um funcionário da ONU morto em março na Faixa de Gaza foi vítima de um disparo de tanque, anunciou o Exército de Israel em um comunicado nesta quinta-feira (24), detalhando as conclusões preliminares de uma investigação interna e que “lamenta” o ocorrido.
“Segundo os elementos reunidos até o momento, a investigação indica que a morte foi causada por um disparo de tanque das tropas” que operavam na área, disse o Exército, “lamentando” o incidente.
“O prédio foi atacado por uma suspeita de presença inimiga e não foi identificado pelas forças como uma instalação da ONU”, acrescentou.
Em 19 de março, a ONU anunciou a morte de um funcionário búlgaro em uma explosão em um prédio do Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos – Unops – em Deir el-Balah, no centro do território palestino.
Em 24 de março, o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, acusou “um tanque israelense” e anunciou uma redução no número de funcionários internacionais na Faixa de Gaza.
bur-phy/dms/vl/eg/mb/jmo