O medicamento tadalafila, utilizado para disfunção erétil, está bastante popularizado entre os homens, tanto que o locutor e animador Valmar Cruz, de 42 anos, faz sucesso nas redes sociais com a publicidade do remédio.

Atualmente, Valmar possui 46,9 mil seguidores no Instagram e 25,2 mil no TikTok, plataformas nas quais é conhecido como “O rei do tadala”. Para divulgar o medicamento, o baiano faz paródias de algumas músicas.

Em entrevista à ISTOÉ, o médico Luiz Otavio Torres, presidente da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), explicou que o medicamento tadalafila possui autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser usado no tratamento de disfunção erétil, uma ou duas horas antes da relação sexual, e na melhora da micção (urinar), neste caso o uso é diário e em doses baixas.

“O medicamento ficou muito conhecido pelo fato de ser utilizado para uma situação que incomoda muito os homens, que é a disfunção erétil. Mesmo os que não têm esse problema usam a tadalafila para melhorar a ‘performance’”, completou.

O médico ainda ressaltou que no Brasil não há necessidade de receita médica para a compra do medicamento. Diferentemente dos EUA e da Europa, por exemplo.

“É importante afirmar que nenhum medicamento deve ser tomado sem orientação médica e o remédio não deve ser usado junto com medicamentos à base de nitratos. A tadalafila pode ter alguns efeitos colaterais como dor de cabeça, nariz entupido e fraqueza muscular. Porém, no geral, isso é raro de acontecer e em pouca intensidade”, disse.

Do sexo à academia

O participante do “BBB24” MC Bin Laden disse que utiliza o medicamento para treinar na academia, e ele não é o único.

No entanto não há nenhuma comprovação científica de que ingerir tadalafila como pré-treino vai melhorar o condicionamento. Para os especialistas, o que ocorre é o efeito placebo.

O médico Luiz Otavio Torres destacou que há “mais de 30 cópias de tadalafila no mercado. Por conta disso, é importante ter o cuidado de que se está usando o medicamento de um laboratório confiável”.