O gerente geral do Houston Rockets, Daryl Morey, que foi protagonista há um ano em uma grande polêmica entre a NBA e o governo chinês, vai deixar o cargo após 13 anos, informou nesta quinta-feira a imprensa dos Estados Unidos.

De acordo com a ESPN, Morey anunciou seus planos de deixar suas funções ao proprietário da franquia, Tilman Fertitta, logo após a eliminação do Rockets em meados de setembro nas semifinais da Conferência Oeste diante do Los Angeles Lakers (4-1).

O técnico do Rockets, Mike D’Antoni, também deixou o cargo após a eliminação e a equipe está em processo de seleção de seu substituto.

Morey, de 48 anos, tem sido o foco das atenções na NBA desde que postou no Twitter, em outubro de 2019, uma mensagem a favor dos protestos pró-democracia em Hong Kong, que gerou uma crise diplomática entre o governo chinês e a liga americana de basquete.

Executivos da NBA e estrelas da modalidade tentaram acalmar a indignação de Pequim, mas o conflito aumentou e a rede pública de televisão chinesa parou de transmitir os jogos por um ano, até sua retomada na última sexta-feira a quinta partida da série final entre os Lakers e o Miami Heat.

Tanto Fertitta quanto o comissário da NBA, Adam Silver, apoiaram Morey, apesar dos apelos da China para sua demissão e centenas de milhões de dólares em prejuízo gerado pela polêmica, incluindo a retirada de patrocínios do Rockets, que é um dos times mais populares da China desde que contratou a estrela local Yao Ming em 2002.

Morey, que em março de 2019 havia assinado uma prorrogação de seu contrato por mais cinco anos, permanecerá temporariamente como conselheiro até que a equipe escolha um novo treinador, cargo para o qual os nomes de Ty Lue e do veterano Jeff Van Gundy estão sendo considerados.

O atual vice-presidente executivo de operações de basquete do Rockets, Rafael Stone, será promovido ao cargo de gerente geral, informaram a ESPN e o Houston Chronicle.

O Houston Rockets participou dos playoffs da NBA nas últimas oito temporadas, a mais longa sequência nesta fase registrada na NBA.

js/gbv/ol/lca