A direita francesa celebra nesta quinta-feira o primeiro debate entre os sete pré-candidatos que participam das primárias, a fim de designar o candidato às eleições presidenciais de 2017, com o ex-primeiro-ministro Alain Juppé na posição de favorito frente ao ex-presidente Nicolas Sarkozy.

Seis homens e uma mulher participarão no debate organizado pelo TF1, principal rede de tv privada da França, a seis semanas do primeiro turno das primárias previsto para 20 de novembro. O segundo turno será em 27 de novembro.

O vencedor destas primárias terá grandes chances de ser o futuro presidente.

As últimas pesquisas mostram uma queda da esquerda nas intenções de voto para o primeiro turno das eleições, e uma vitória do candidato de direita frente a Marine Le Pen, a candidata da extrema-direita no segundo turno.

Até agora, Alain Juppé, de 71 anos, lidera as pesquisas graças a uma campanha ponderada e a uma imagem unificadora, apreciada pela direita moderada, o centro e, inclusive, uma parte da esquerda.

Por sua parte, Nicolas Sarkozy, cujo discurso de direita contraria parte de seu próprio campo, corre o risco de ser o principal alvo dos ataques de todos os oponentes.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

A campanha prevê mais dois debates prévios ao primeiro turno, em 3 e 17 de novembro, e um debate entre os finalistas em 24 de novembro.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias