A atriz Dira Paes foi a responsável por interpretar Dona Lindu, mãe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no desfile da Acadêmicos de Niterói. Em entrevista à IstoÉ Gente na Marquês de Sapucaí, a artista revelou que o convite partiu da Secretaria de Cultura, com apoio de Lula e da primeira-dama.
“O convite foi da Secretaria de Cultura, através de Lula e Janja, que tiveram o maior carinho de dizer que Lula, quando pensa na mãe dele, me imagina como a mãe dele. Acho que pelos personagens que já tive a oportunidade de interpretar, algumas mães muito simbólicas”, afirmou.
+ Acadêmicos de Niterói homenageia Lula e faz referência a Bolsonaro
Dira destacou que atualmente vive outra personagem materna na televisão, na novela ‘Três Graças’, onde interpreta a personagem Lígia Maria: “No momento estou fazendo o papel de uma mãe, uma mãe pioneira, uma mãe que migrou também. Acho que combinou com o momento do samba-enredo e com essa homenagem às mães retirantes.”
Ver essa foto no Instagram
Para a atriz, a participação no desfile tem um significado que vai além da representação individual. “Eu acho que o convite tem um propósito muito grande: homenagear as mães do Brasil. As mães do Brasil são um alicerce da sociedade”, declarou.
“Eu fazendo pesquisa para ‘Três Graças’, eu vi como o alicerce da sociedade é a mulher. Então eu acho muito importante eu estar aqui representando não só a Dona Lindu, mas todas as mães do Brasil que foram pioneiras, que migraram, que construíram a primeira casa, e hoje moram filhas, netas e bisnetas”, complementou.
Ao final, Dira reforçou a visão sobre a força feminina no País. “O Brasil tem uma sociedade matriarcal, são as mulheres que sustentam a família brasileira”, concluiu.
Ver essa foto no Instagram