Ediçao Da Semana

Nº 2742 - 12/08/22 Leia mais

Dira Paes falou, nesta terça-feira (28), sobre os problemas ambientais causados pelas queimadas e falta de proteção do Pantanal

“É muito importante que se saiba a gravidade das queimadas no #Pantanal. Que os encantados nos protejam, mas que também existam políticas realmente efetivas de combate ao fogo criminoso no Pantanal e em todos os nossos biomas”, escreveu.

Dira, que esteve no elenco da novela Pantanal que se passa no bioma de mesmo nome, usou sua visibilidade para tratar do tema. Com uma cena da novela, em que o Velho do Rio se vê cercado por fogo e também com imagens do estrago causado pelo fogo, a atriz quis dar visibilidade para o tema.

Existem algumas iniciativas para coibir os estragos das queimadas. Para salvar as onças-pintadas, por exemplo, que também encontram casa no Pantanal, entidades, empresas e governos montam ofensiva para salvar as onças brasileiras. Decreto publicado na última quinta-feira (23) suspendeu, pelo prazo de 120 dias, a permissão do emprego de fogo em todo o território nacional, medida que costuma ser adotada todo ano quando tem início o período de seca, de forma a prevenir incêndios.