Um alto diplomata norte-coreano chegou neste domingo à Finlândia para reunir-se com representantes americanos e sul-coreanos a fim de concretizar o projeto de encontro entre Donald Trump e Kim Jong Un, anunciaram veículos da imprensa local.

Choe Kang Il, o subdiretor do departamento América do Norte do ministério das Relações Exteriores, se reunirá com a diplomata americana aposentada Kathleen Stephens, segundo diversos veículos.

A viagem de Choe acontece depois de três dias de conversas em Estocolmo entre a ministra sueca das Relações Exteriores, Margot Wallström e seu homólogo norte-coreano, Ri Yong Ho, que não parecem ter conseguido encontrar um caminho para a esperada cúpula entre o presidente americano e o líder norte-coreano.

A Suécia recebeu a Ri cumprindo seu papel de representante dos interesses americanos na Coreia do Norte.

Até o momento não se definiram data e local da possível cúpula, e a Coreia do Norte sequer confirmou sua participação no encontro.

Kimmo Lahdevirta, diretor do departamento de Assuntos Americanos e Asiáticos do ministério das Relações Exteriores finlandês, garantiu que a visita do diplomata norte-coreano não tem “nenhuma relação” com a visita de Ri à Suécia e acrescentou que Choe não se reunirá com nenhum funcionário do governo americano durante sua estadia na Finlândia.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias