Diplomacia não refletirá mais preferências ideológicas de partido político, diz Serra

Em discurso de transmissão de cargo marcado por elevado tom de críticas ao governo do PT, o novo ministro das Relações Exteriores, José Serra, anunciou nesta quarta-feira, 18 uma forte mudança na política externa brasileira. Ele apresentou novas diretrizes que serão usadas como guia dos trabalhos do Itamaraty a partir de agora.

“A diplomacia voltará a refletir os legítimos valores da sociedade brasileira, e não mais as preferências ideológicas de um partido político”, disse, destacando que as atividades do ministério deve servir ao País, e não ao governo.

Em meio a críticas de países latino-americanos, como Venezuela, Cuba e Bolívia, que afirmaram não reconhecer o governo do presidente em exercício Michel Temer, Serra deixou um recado em sua fala. “Estaremos atentos à defesa da democracia e ao princípio da não ingerência”, afirmou, sem fazer uma referência direta.

No final da semana passada o novo ministro já havia dado sinais de como atuará à frente do ministério. Serra distribuiu duas notas repudiando às acusações de que o processo de impeachment é um “golpe de Estado”. Uma delas foi contra Ernesto Samper, secretário-geral da Unasul, a União das Nações Sul-Americanas.

Negociações. O ministro das Relaçõestambém afirmou que o País vai deixar de apostar apenas em negociações diplomáticas multilaterais, por meio da Organização Mundial do Comércio (OMC), e dar importância a acordos bilaterais. Para ele, as tratativas no âmbito da OMC não vêm prosperando com celeridade. “Brasil manteve-se à margem de negociações bilaterais, vamos vencer esse atraso”, afirmou, numa crítica à atuação do País durante a gestão do PT.

Sobre a troca de ofertas entre Mercosul e União Europeia, realizada recentemente, o ministro afirmou que é o ponto de partida para promover o avanço do comércio entre as duas regiões. “Agora, vamos examinar quais são as ofertas da União Europeia”, disse.

Ele ressaltou que o fato de o País selar acordos não significa que as exportações serão ampliadas imediatamente. Para isso, seria preciso aumentar a produtividade e reduzir o custo Brasil. Com essa finalidade, sem dar detalhes, ele disse que o governo vai trabalhar na eliminação das distorções tributárias que encarecem as exportações.

Serra também destacou que o Brasil irá assumir responsabilidade na área ambiental, considerando a riqueza de recursos presentes no País.

Em sua sua fala, Serra agradeceu ainda a Michel Temer por ter lido e revisado o novo delineamento da política externa que será implementado.