ROMA, 9 NOV (ANSA) – O brasileiro Diogo Moreira venceu neste domingo (9) o Grande Prêmio de Portugal de Moto2, em Portimao, e ficou muito perto de garantir um inédito título para seu país na principal categoria de acesso à MotoGP.
Já de contrato confirmado para correr na classe rainha na próxima temporada, Moreira, da Italtrans, cruzou a linha de chegada menos de um décimo à frente do holandês Collin Veijer (Red Bull KTM). O colombiano David Alonso (Aspar) completou o pódio.
Essa foi a quarta vitória no ano do brasileiro, que agora tem 24 pontos de vantagem sobre o segundo colocado Manuel González (Intact GP) na liderança do campeonato (281 a 257), faltando apenas uma etapa para o fim da temporada, em Valência, na Espanha, entre 14 e 16 de novembro.
Nascido em São Paulo, Moreira tem 21 anos e está em sua segunda temporada na Moto2, onde acumula quatro vitórias, 10 pódios e sete pole positions, além do título de “novato do ano” em 2024.
O bom desempenho garantiu ao brasileiro um contrato para correr pela LCR, equipe satélite da Honda na MotoGP, a partir de 2026.
O time é o atual penúltimo colocado no campeonato de equipes da categoria, enquanto a montadora japonesa não vive boa fase e também é penúltima no mundial de construtores.
O Brasil não tem um piloto na MotoGP desde Alex Barros, que deixou a categoria em 2007. (ANSA).