O convidado do novo episódio do MoneyPlay Podcast, programa voltado para o mundo das finanças, apresentado pelo educador financeiro Fabrício Duarte, é o humorista do programa Pânico Jovem Pan. 

Formado em Direito, com passagem pelo curso de Ciência Política da Universidade de Nova York, Marinho conta no podcast quando começou a investir seu dinheiro, a importância de acompanhar a economia brasileira e a liberdade que o dinheiro dá.

>>> Assista aqui o vídeo na íntegra.

O interesse de Marinho por finanças teve início quando ele começou a ganhar dinheiro profissionalmente. Hoje, ele conta com a assessoria de uma Asset do Rio de Janeiro, que o ajuda a cuidar de seu patrimônio. 

“Cabe à gente não se alienar, ainda mais agora que as barreiras tradicionais estão sendo rompidas, aproximando as pessoas do mundo dos investimentos”, afirma o humorista, que sabe na ponta da língua como sua carteira está montada.

Hoje, 20% dos seus investimentos estão em fundos de ouro e dólar. “São ativos mais em longo prazo e que têm uma segurança maior”, diz. A metade de sua carteira está alocada em renda fixa, cuja rentabilidade é menor, mas traz menos risco e tem boa liquidez, nas palavras do humorista. 

Os 30% restantes estão em renda variável, especialmente em blue chips, como Vale, Petrobras, Itaú Unibanco e Gerdau. “São nomes consolidados que têm uma política maior de dividendos e de boa governança corporativa”, diz. 

Marinho acredita que acompanhar de perto os investimentos é importante, pois o dinheiro dá liberdade. “Não traz a felicidade, mas é o ponto de partida ou a segurança necessária para buscar seus sonhos.”

Carreira

Marinho descobriu o talento para o humor aos oito anos de idade, quando fez sua primeira imitação. Ele lembra o dia exato: 28 de outubro de 2002. Na data, ele viu na televisão Luiz Inácio Lula da Silva discursar em um trio elétrico na Avenida Paulista na cidade de São Paulo e entrou no quarto dos pais imitando o político. 

E foi na política que Marinho teve o momento de maior repercussão da carreira. No famoso jantar realizado na casa do empresário e investidor Naji Nahas, ele imitou o presidente Jair Bolsonaro. Em sua volta, estavam vários políticos, como o ex-presidente Michel Temer (MDB) e o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD). 

No podcast, ele também imita personalidades políticas, como o governador de São Paulo João Dória, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e o vice-presidente do  Partido Democrático Trabalhista Ciro Gomes, além de pessoas conhecidas do mercado financeiro, como o ministro da Economia, Paulo Guedes, o próprio Nahas e o “economista sincero” Charles Mendlowicz.

E, para os amantes de filmes sobre Wall Street, o humorista imita dois personagens lendários do cinema: o de Michael Douglas no filme Wall Street – Poder e Cobiça e o de Mathew McConaughey em O Lobo de Wall Street.

>>> Confira aqui todos os episódios do programa.