A Dinamarca derrotou a França neste domingo (21) na final masculina do handebol dos Jogos Olímpicos Rio-2016 (28-26), deixando os franceses sem o esperado e histórico terceiro ouro olímpico consecutivo na disciplina.
Três vezes vice-campeã mundial e com dois títulos europeus, a Dinamarca enfrentava pela primeira vez uma final olímpica e acabou superando a França, que havia derrotado a equipe dinamarquesa em oito das nove partidas disputadas.
Na Arena Futuro do Rio, os dinamarqueses tomaram a iniciativa a partir do minuto 28 da primeira parte, quando, com o placar 14-14, conquistaram uma parcial de 3-0 que lhes deu uma vantagem que souberam conservar até o final.
A estrela dinamarquesa Mikkel Hanse, considerado um dos melhores do mundo e que jogava contra muitos de seus companheiros no Paris SG, foi o melhor da final com oito gols.
Os nórdicos encerraram, assim, uma das melhores partidas na história dos esportes de equipe, já que a seleção francesa, conhecida em seu país como “Les Experts”, havia ganhado as últimas oito finais de torneios internacionais das quais participou (duas nos Jogos Olímpicos, três em mundiais, e outras tantas em campeonatos europeus).
Os dinamarqueses tinham como melhor resultado até agora um quarto posto em Los Angeles-1984.
O bronze ficou com a Alemanha, que derrotou a Polônia por 31-35.
ll/mcd/ra/mr/pr/tt