Dinamarca assume presidência rotativa do Conselho da UE

BRUXELAS, 1 JUL (ANSA) – A Dinamarca assumiu nesta terça-feira (1º) a presidência rotativa do Conselho da União Europeia, após seis meses da gestão comandada pela Polônia. Sob o lema “Uma Europa forte em um mundo em mudança”, Copenhague promete atuar em três frentes principais: segurança (militar e econômica), restrições migratórias e competitividade.   

Comandado pela primeira-ministra socialista Mette Frederiksen, o país deve receber já no início de seu mandato uma solução para a questão tarifária entre Estados Unidos e União Europeia.   

Além disso, o apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia também está entre os temas mais fortes a serem conduzidos pela Dinamarca, que na próxima quinta (3), na cidade de Aarhus, receberá a Comissão Europeia e líderes da UE para oficializar sua posse no cargo.   

“Uma calorosa recepção à Dinamarca, que inicia a presidência do Conselho da UE. Aguardo ansiosamente a oportunidade de trabalharmos juntos por uma Europa segura e competitiva. Com o pragmatismo e a liderança dinamarqueses, a Europa está em boas mãos”, escreveu no X a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.   

António Costa, presidente do Conselho Europeu, também deu às boas-vindas a Copenhague.   

“Cara Mette, espero ansiosamente pela nossa estreita colaboração e nos vemos na abertura oficial da presidência em Aarhus esta semana”, disse Costa no X. (ANSA).