Após o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado transitar em julgado, o cumprimento da pena de 27 anos e três meses foi decretado. Agora, ele ficará na sala de Estado Maior da Superintendência da Polícia Federal em Brasília. A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), nesta terça-feira, dia 25. O político está no local desde o último sábado, dia 22, após ter violado sua tornozeleira eletrônica.
+ Bolsonaro teme sofrer intoxicação por comida na PF, diz Flávio
A “cela do Bolsonaro”, como ficou conhecida nos corredores da Superintendência, nada mais é do que uma sala adaptada no pavimento térreo do prédio para receber o ex-presidente. O local fica separado da custódia da superintendência, destinada a detentos sob ordens de prisão preventiva ou provisória, e é muito parecida com o espaço onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou na sede da Polícia Federal em Curitiba, onde esteve preso por 580 dias. A seguir, veja quais são as diferenças e as semelhanças entre as duas celas.
Cela de Bolsonaro
A sala tem:
- 12 metros quadrados
- banheiro
- cama
- televisão
- ar condicionado
- mesa e cadeira
- armário
- frigobar
Local foi preparado há meses, já como uma opção para acomodar o ex-presidente. O espaço passou por reformas e foi vistoriado por representantes do STF, da Vara de Execução Penal do DF e outros órgãos, que avaliaram se o local poderia servir para o cumprimento da pena.
Cela de Lula
A sala tinha:
- 15 metros quadrados
- banheiro
- cama
- televisão
- mesa e quatro cadeiras
- armário
Antes de receber Lula, o local era usado como dormitório por agentes que estavam em missão em Curitiba.