Dick Cheney foi vivido por ator de Batman em filme indicado ao Oscar

Ex-vice-presidente dos EUA morreu aos 84 anos; sua cinebiografia foi indicada a 8 estatuetas

Christian Bale como Dick Cheney no filme 'Vice', de 2018
Christian Bale como Dick Cheney no filme 'Vice', de 2018 Foto: Reprodução

Morto nesta terça-feira, 4, aos 84 anos, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Dick Cheney teve os principais momentos de sua trajetória política contados no filme “Vice“, lançado nos cinemas brasileiros em 2019 e disponível para aluguel nos serviços de streaming da Apple TV e Amazon Prime Video.

Quem deu vida ao republicano nas telonas foi Christian Bale, que se popularizou por interpretar o super-herói Batman na trilogia “Cavaleiro das Trevas“, de Christopher Nolan. Conhecido por topar grandes transformações na carreira, o astro ganhou cerca de 18 quilos, usou prótese e maquiagem pesada para viver o político.

No filme, acompanhamos o período em que Dick Cheney foi convidado a compor a chapa de George W. Bush, que chefiou a Casa Branca entre 2001 e 2008, e os atos que lhe deram a fama de vice-presidente “mais poderoso da história dos EUA”.

O verdadeiro Dick Cheney, vice-presidente nos dois mandatos de George W. Bush

O verdadeiro Dick Cheney, vice-presidente nos dois mandatos de George W. Bush

Ao lado de um mandatário retratado como bonachão, o longa mostra Cheney ganhando voz de comando em diversas situações, articulando ofensivas militares americanas e entrando em conflito com assessores de Bush. O vice foi o principal defensor da invasão dos EUA ao Iraque, em 2003, e ficou conhecido como arquiteto da “guerra ao terror”.

Além de Bale, “Vice” tem Sam Rockwell interpretando o presidente BushAmy Adams no papel de Lynne Cheney Steve Carell, de “The Office”, como Donald Rumsfeld. Com direção de Adam McKay, o longa-metragem foi indicado a oito prêmios no Oscar de 2019, incluindo melhor filme, melhor ator para Bale e melhor atriz para Adams, mas faturou apenas a estatueta de maquiagem e penteados.

Veja o trailer