Ediçao Da Semana

Nº 2742 - 12/08/22 Leia mais

Voltar com ex” é, sem dúvida, um assunto tão polêmico quanto intrigante. E se você já teve a oportunidade de reatar um relacionamento, entende como segundas chances podem ser atrativas.

+ Relacionamento saudável: quais segredos esconder e quais revelar à sua pessoa amada

+ Mito ou verdade: casais jovens se divorciam mais?

Ao reatar um relacionamento, lembre-se que há um motivo pelo qual seu(ua) ex é ex. As chances de uma linda história de amor acontecer novamente podem ser baixas, e apesar do apelo para enviar aquele “Oi, sumido(a)!”, pense em todo o drama que acompanhará essa atitude.

Mesmo assim, o desejo de reacender uma antiga chama é normal. “Estamos preparados para o apego e também para novas experiências”, diz o terapeuta de relacionamentos e família David Klow à “Women’s Health”, de onde são as informações. “Quando podemos ter um pouco dos dois reatando um antigo amor, muitos de nós aproveitamos a oportunidade.”

Além disso, um(a) ex já conhece seu jeito e suas preferências — o que pode ser uma vantagem. Seja como for, David assegura que é possível ter sucesso na “segunda rodada”, se você a conduzir da maneira correta. Saiba como a seguir.

12 dicas para ter sucesso ao voltar com ex 

1 – Vá devagar

As mensagens, os jantares, o sexo…  É tudo muito emocionante quando você e seu(ua) ex estão se reencontrando. Mas antes de postar fotos de casais nas redes sociais e levá-lo(a) aos eventos de família, tire um segundo para relaxar.

Não existe uma fórmula comprovada para a velocidade em que vocês devem seguir. No entanto, David afirma que pode ser bom desacelerar e refletir antes de colocar um rótulo nas coisas novamente. 

2 – Descubra o que você procura ao reatar um relacionamento

Autodenominada como “A doutora do amor”, a escritora Terri Orbuch garante que essa é sua chance de colocar as “cartas na mesa”, então não tenha medo de “mandar a real” sobre o que você precisa para ser feliz em um relacionamento.

Terri recomenda perguntar a si mesma quais são suas expectativas em um relacionamento, bem como quais qualidades você precisa de um(a) parceiro(a). Havia algo importante faltando antes que seu(ua) parceiro(a) realmente pode cumprir desta vez?

Se você sentiu, entretanto, que ele(a) não combinava com você em termos de objetivos e valores, isso pode não mudar tão cedo. “Compartilhe essas expectativas com seu(ua) ex-parceiro(a) e o(a) peça para fazer o mesmo”, indica ela. “Isso é importante para todos os casais fazerem juntos, mas ainda mais importante quando você se reconecta com um(a) ex. Seja aberta e honesta.”

3 – Encare como um novo capítulo em um relacionamento antigo

Terri reitera que o tempo é capaz de mudar pessoas. “Então, conheça seu(ua) ex-parceiro(a) novamente, faça perguntas, veja o que ele(a) pensa e sente.”

Dito isso, a psicóloga Chloe Carmichael observa que “é impossível ter um verdadeiro recomeço com alguém que você já namorou”. E continua: “É realmente importante reconhecer que este é um reacendimento de um relacionamento antigo, não o início de um novo.”

Ao voltar com um(a) ex, você precisa fazer tudo o que puder para separar fatos de ficção e passado de presente. Pergunte a si mesma se algumas das crenças que você tem sobre essa pessoa são baseadas no comportamento e nas declarações que ela está fazendo para você agora ou quem ela era quando começou a namorar.

A psicóloga sugere tentar fazer uma linha do tempo de seu relacionamento passado, destacando eventos significativos bons e ruins. Este exercício te ajudará a ver como a relação realmente era, em detrimento da fantasia de seu cérebro sobre ela.

4 – Conversem sobre o que fizeram no tempo separados(as)…

Agora é a hora de falar se você esteve com alguém enquanto vocês estavam separados(as). Vocês não precisam entrar em detalhes, mas é necessário compartilhar “para que não haja surpresas no futuro”, diz David. Se seu(ua) namorado(a) estiver chateado(a) com isso, conversem e resolvam quaisquer preocupações ou medos — e depois sigam em frente.

5 – … e sobre por que vocês querem reatar o relacionamento

Você está frustrada porque seu último encontro foi péssimo ou realmente acha que há algo positivo e saudável que vale a pena perseguir com seu(ua) ex? David alerta que o primeiro não é um grande motivo para reatar um relacionamento.

6 – Escute sua intuição

Se você se viu ignorando alguns problemas importantes na última vez que vocês estiveram juntos(as), Terri garante que é importante não deixar isso acontecer desta vez.

+ Apps de relacionamento: como iniciar uma boa conversa

“Talvez da última vez que você esteve em um relacionamento com seu(ua) ex, você não viu as bandeiras vermelhas ou não ouviu sua intuição”, alerta. “Talvez você tenha pensado que as coisas iriam mudar, não acreditou em si mesma ou não sabia o que queria.” Se você está dando uma segunda chance, certifique-se de também confiar em seus instintos se as coisas começarem a retroceder novamente.

7 – Resolvam problemas antigos 

É provável que velhas brigas e problemas voltem a surgir. Por isso, antecipem-se: não é necessário reencenar seu pior embate, mas discutam a questão por trás dele — bem como o que vocês farão para evitar isso no futuro.

“Falar sobre isso quando ambos(as) estiverem calmos(as) é fundamental”, observa David. Note que, se seu(ua) ex é rápido(a) para varrer problemas antigos para debaixo do tapete, “provavelmente não é um bom começo”, pontua Chloe.

8 – Conversem sobre confiança no relacionamento

“Dado que vocês dois têm um passado, a confiança provavelmente foi quebrada”, presume Terri. “Em muitos relacionamentos, os rompimentos ocorrem porque um ou ambos os parceiros traíram o outro [de alguma forma]. E a confiança, uma vez quebrada, é muito difícil de reconstruir.”

Por isso, a escritora recomenda que os casais que desejam reavivar o relacionamento tenham um “bate-papo de confiança”, discutindo o que significa confiar um no outro e listando expectativas realistas para o relacionamento. Da mesma forma, respondam: “O que é fidelidade e o que isso significa para cada um de nós à medida que avançamos?”.

9 – Esteja pronta para perdoar

Se você sofreu uma traição — física ou emocional — você “precisa estar realmente disposta a dar a ele(a) outra chance”, relembra Chloe. Caso contrário, você acabará crucificando-o(a) pelo passado toda vez que ficar chateada. 

+ Traição: 10 coisas que você precisa saber sobre o assunto

“É perfeitamente normal e bom ter feridas antigas, mas você precisa ser capaz de falar sobre elas com calma e respeito para evitar um ciclo pouco saudável de críticas”, explica a psicóloga. Tenha em mente que o perdão é um processo, e se você tiver dificuldades com ele, talvez não seja o momento de reatar.

10 – Pense antes de falar

Chloe aconselha que, se você notar fantasmas de seu relacionamento passado se aproximando, é melhor não falar sobre eles no momento em que surgirem em sua cabeça. “Isso torna tudo muito fácil para que argumentos impulsivos e inúteis apareçam”.

Assim, tente escrever em um diário ou conversar com um amigo até que você tenha seus pensamentos claros o suficiente para ter algo construtivo para discutir. Sempre fale sobre seus sentimentos, mas saiba que as pessoas respondem melhor quando isso é feito de maneira ponderada e organizada.

11 – Não espere receber apoio

Só porque você está pronta para seguir em frente com um(a) ex, isso não significa que sua família ou amigos estão animados com a ideia. “Eles vão se lembrar do que havia de ruim em seu(ua) ex”, diz Terri, que completa: “Provavelmente eles vão trazer isso à tona novamente quando você anunciar a eles sobre voltarem a ficar juntos(as).”

Quando isso acontece, a especialista diz que é importante que você se lembre que eles têm seu melhor interesse no coração, ao invés de ficar zangada. Atualize-os com as coisas que mudaram sobre seu(ua) ex e como vocês discutiram tudo. 

12 – Lembre-se: você ainda está com a mesma pessoa

As pessoas mudam, mas é mais provável que permaneçam as mesmas. Dessa forma, não pense que as coisas serão diferentes depois que o estágio de “conhecer você de novo” terminar. “É muito comum que os casais voltem aos mesmos padrões em que se encontravam na época anterior”, declara David.

As chances são de que você vai lidar com o que te atormentava novamente. Portanto, certifique-se de que vale a pena o tempo e o esforço.