Saúde da mulher

7 dicas práticas para organizar seu tempo e ser mais produtiva

Crédito: Freepik

Você se sente sobrecarregada e não consegue administrar seu tempo? Ou mesmo sem tantas tarefas diárias não faz seu dia “render”? Você não está sozinha! Essa é uma queixa comum, principalmente no período de pandemia, em que ficar em casa resultou no acúmulo de tarefas. Mas calma, nem tudo está perdido.

+ Conheça os benefícios à saúde de um ambiente com plantas

+ Saiba como a organização pode transformar a sua vida

Saber administrar o tempo é essencial para ter um dia produtivo, sem deixar de lado a vida social ou seu momento de skincare, por exemplo. Claro, isso não exclui a possibilidade de imprevistos, mas quando tiver domínio do seu tempo, será mais fácil lidar com eles — e com os previstos, principalmente.

Aprender a ser organizada é cultivar novos hábitos, e qualquer um pode fazer isso, acredite! Afinal, essa é uma habilidade que você pode desenvolver por prática rotineira. Ou seja, com o tempo esses hábitos simples e práticos te ajudarão a lidar com o estresse, geralmente causados por situações de sobrecarga.

Para a “Woman and Home”, life coaches e especialistas em organização compartilharam métodos e hábitos práticos para incorporar a sua rotina diária e te ajudar na produtividade e na felicidade a longo prazo; anota as dicas:

Identificar o que deseja organizar ou simplificar

Freepik

Muitas dicas são universais, mas antes de aplicá-las é essencial identificar as partes de sua vida que deseja organizar ou simplificar. 

“Saber antecipadamente quais são seus obstáculos lhe dará mais chances de superá-los”, garante Kate Ibbotson, fundadora da A Tidy Mind, uma rede de organização pessoal e doméstica em Londres, Reino Unido.

Ela explica que “antes de iniciar qualquer processo de organização, seja em sua casa ou na vida em geral, você precisa determinar o que está causando o caos em primeiro lugar e o que está te impedindo de fazê-lo. Muitos compromissos? Falta de motivação/interesse? Falta de produtividade? Não sabe por onde começar?”

O especialista no assunto Jo Reeves aconselha escrever em um papel as coisas que quer trabalhar, concentrando-se nas áreas que pode controlar. Visto que, muitas vezes, gastamos tempo e energia focando em coisas que estão fora de nosso controle ou influência.

Ele indica desenhar dois círculos, um dentro do outro. “No círculo externo, anote todas as coisas que não pode controlar, influenciar ou organizar. Isso pode ser o comportamento e as opiniões de outras pessoas, por exemplo”, inicia.

Já no círculo interno “anote as coisas que pode controlar, influenciar ou organizar, como seu comportamento e opiniões, ou talvez desenvolver uma rotina saudável, manter-se hidratada, limitar as redes sociais ou registrar um diário”.

Após identificar esses fatores, concentre-se nas tarefas do ‘círculo de influência’. Quanto ao círculo externo, aceite que essas são coisas que você não pode controlar ou influenciar, e qualquer energia que gaste nelas é desperdício de tempo, que você poderia ser gasto com coisas que ao seu controle.

Anote tudo

O simples fato de anotar suas tarefas vai te ajudar muito. No papel ou em um dispositivo eletrônico, que você tenha sempre fácil acesso, defina suas prioridades da semana, datas importantes e sua lista de preocupações.

“Anote tudo ou você esquecerá alguma coisa”, recomenda Ibbotson. Além do papel e do smartphone, ela destaca: “Tenha uma lousa ou quadro branco na parede para escrever lembretes importantes e apagá-los quando concluídos”. 

Crie uma rotina

Também é preciso ter uma boa estrutura definida e seguir uma rotina, para contribuir com seu bem-estar geral. Isso inclui identificar o melhor horário para as tarefas, como para dormir ou mesmo para realizar seus cuidados com a pele

Crie horários e rotinas flexíveis para manter o controle. Nem sempre podemos prever como as coisas vão se desenrolar, então a flexibilidade é a chave para se adaptar”, diz a life coach Grace McMahon.

Defina metas

Freepik

Defina metas de curto e longo prazo a partir de listas de tarefas diárias, semanais ou mensais. O importante é construir um cronograma realista, registrando seus objetivos e o que precisa fazer para alcançá-los. A partir disso, pense e planeje o que deseja mudar em sua rotina e como aplicar. Dica: um planner pode te ajudar nisso!

“As áreas de sua vida a serem organizadas serão inteiramente pessoais para você, então é um caso de descobrir suas prioridades, metas e áreas de melhoria”, destaca McMahon.

Organize sua casa

Freepik

Sim, estar com a casa organizada faz toda diferença — e deve fazer parte da sua lista de tarefas. Inclusive, esse é considerado o primeiro passo para organizar sua vida.

Kate Ibbotson, ex-agente de condicional que se tornou organizadora profissional e coach, conta sua experiência. “Houve um tempo em que eu estava sobrecarregada com a quantidade de coisas na minha vida. Minha casa estava muito cheia e minha mente também. Organizar meu ambiente foi o que me salvou, criando calma e trazendo alegria para o dia a dia.”

A dica é simples: quanto menos objetivos, menos para organizar, menos para limpar, menos para armazenar e menos bagunça. Portanto, evite acúmulo!

“Cada item em sua casa deve ter um ‘lar’. Após o uso, ele deve ser devolvido o mais rápido possível. Não deve haver necessidade de muitos itens permanecerem em superfícies ou pisos. Mantenha esses espaços o mais limpos possível para estar disponível para você quando precisar”, pondera Ibbotson.

Não deixe as coisas simples para depois

Conhece o ditado “não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje”? Ele é realista! Procrastinar tarefas simples é um caminho para a sobrecarga e estresse. Portanto, se você receber um convite, responda imediatamente e marque no calendário. Se puder pagar uma conta online rapidamente, faça-o. Assim como outras tarefas.

Descanse

Freepik

Lembre-se: você não é uma máquina! Seu corpo precisa (e merece) descanso. Sem recarga mental e física, você não pode organizar seus pensamentos ou a si mesma.

Faça atividade física, se alimente bem, saia com suas amigas, tenha uma boa noite de sono, bem como uma rotina de autocuidado, leia um livro ou assista seu filme favorito. 

“Tire um tempo para descansar, isso pode nos ajudar a ficar por dentro de tudo. Se não fizermos uma pausa nas coisas, eventualmente seremos forçadas por nossos cérebros e corpos”, finaliza McMahon.