11/11/2022 - 14:00
Cabelo saudável e brilhante é um desejo mútuo entre a maioria das mulheres. No entanto, conquistar as “madeixas dos sonhos” nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem sofre de pontas duplas.
+ Conheça opções e benefícios dos tratamentos noturnos para o cabelo
+ 9 dicas para fazer os cabelos crescerem mais rápido
A característica tende a ser ainda mais comum nos fios longos, comprometendo a estética e resultando em um cabelo com aspecto menos saudável. Por isso, o corte com frequência costuma ser uma alternativa — nem sempre agradável — para acabar com o problema. Contudo, é possível evitar a tesoura, mas, para isso, alguns cuidados especiais podem ser exigidos.
Com informações do hairstylist Rudi Werner, confira a seguir cinco dicas para prevenir as pontas duplas:
1 – Proteja os fios do sol
O verão está chegando e a exposição solar é quase inevitável nessa estação. Contudo, Rudi alerta que o principal mandamento da temporada é proteger os fios do sol.
O especialista garante que, assim como a pele, o cabelo também precisa de proteção, visto que a exposição solar compromete importantes proteínas, como a ceramida, para a saúde capilar.
Portanto, antes de tomar um bronze, lembre-se de proteger os fios com um protetor solar sem enxágue para cabelos. Assim, além de evitar as pontas duplas, você previne o ressecamento das madeixas.
2 – Use óleo capilar
Os óleos capilares também são importantes aliados. Segundo o hairstylist, o silicone presente nesse tipo de produto age como uma “cola” para os cabelos, unindo as escamas dos fios danificados. Além disso, o uso garante uma barreira protetora que controla o frizz e promove o brilho.
“Indico usar duas ou três vezes ao dia algumas gotinhas de óleo. O resultado são fios disciplinados, brilhosos e mais saudáveis”, orienta.
3 – Siga um cronograma capilar
Seguir um cronograma capilar pode salvar suas madeixas de quaisquer possíveis danos, garante Rudi. A prática pode beneficiar, inclusive, cabelos já saudáveis. A dica do profissional é organizar — e seguir à risca — dias da semana para hidratar, nutrir e reconstruir o cabelo.
4 – Use produtos selantes
Rudi explica que “uma vez que a ponta dupla foi formada, não há como reverter”. Porém, produtos selantes podem selar temporariamente as cutículas, promovendo uma aparência mais saudável aos fios. “Pode ser uma ótima alternativa para dias de evento, por exemplo”, observa.
5 – Corte
“Em alguns momentos não tem para onde fugir. Então, o corte é a melhor solução”, informa o especialista, que indica, para prevenção, corte das pontas a cada três meses. “Assim, você consegue cortar o mínimo possível somente para manutenção. Prolongar o período de corte faz com que as pontas duplas apareçam e aí será necessário cortar uma grande quantidade de cabelo”, conclui.