Saúde da mulher

3 dicas para voltar a namorar após um divórcio

Crédito: Pexels

Depois de uma separação, é possível que uma questão latente percorra a mente da maioria das pessoas: “será que eu vou namorar de novo?” Se isso está acontecendo — ou já aconteceu — com você, saiba que não está sozinha. 

+ ‘Dry dating’: manter a sobriedade durante encontros é a nova tendência de relacionamento

+ Fotos sensuais em aplicativos de relacionamento podem dificultar a busca por amor

“Existem maneiras diferentes pelas quais as pessoas voltam ao mundo do namoro”, diz a terapeuta matrimonial e familiar Lauren Selfridge. “Algumas pessoas estão experimentando como é estar com outra pessoa depois de muitos anos. Algumas estão prontas para um relacionamento. Outras não sabem o que querem.”

Retomar a vida de solteira pode ser aterrorizante para algumas mulheres, enquanto para outras pode ser um presente muito esperado. É importante notar que não há uma maneira certa de abordar o namoro pós-divórcio; mas existem algumas coisas úteis a se saber. Confira com informações do “Bumble”. 

Como saber se estou pronta para namorar de novo?

Somente você pode saber o momento certo para retomar a vida amorosa. Segundo a psicóloga Jordana Jacobs, uma maneira de avaliar sua prontidão é se perguntando: “Estou me conectando [com outra pessoa] para preencher um buraco na minha vida ou estou me conectando a partir de um lugar de totalidade?” Se você acha que estaria namorando para “preencher um vazio”, talvez ainda não esteja pronta.

O neuropsicólogo Sanam Hafeez sugere, ainda, ser honesta consigo mesma sobre se realmente superou seu(ua) ex-cônjuge. Se você está planejando conhecer pessoas apenas por diversão casual, tudo bem se a resposta for não, mas você precisa estar ciente disso e não desperdiçar o tempo de outra pessoa se ela estiver procurando por um relacionamento mais sério.

+ 7 dicas de kits sensuais para garantir prazer sozinha ou acompanhada

Como voltar a namorar após o divórcio

1 – Comece com calma

Depois de passar muito tempo em um casamento, você deve estar acostumada a ter um compromisso. No entanto, não deve se sentir compelida a retomar essa situação com outra pessoa.

“O namoro pós-divórcio pode se beneficiar de um começo lento”, diz  Sanam. Ir devagar permite que você trabalhe suas relações e volte ao ritmo de se conectar com pessoas novas. 

2 – Tente definir o tipo de pessoa que você está procurando

Se você realmente estiver procurando outro relacionamento, aprenda com seu passado para viver seu futuro. “Reflita sobre seu(ua) ex-parceiro(a): Com qual aspecto dele(a) você nunca mais poderia conviver? O que sobre ele(a) trouxe o melhor em você?” sugere Sanam. Fazer um balanço dessas coisas te ajudará a perceber as qualidades que procura em seus namoros.

A este ponto da sua vida, você provavelmente já tem um forte senso de si mesma e sabe o que gosta e o que não gosta. Por isso, não se dê ao trabalho de mascarar interesses, hobbies e senso de humor na procura por um amor. “Quanto mais autenticamente você se apresentar, mais provável é que ‘sua pessoa’ te encontre”, reforça Jordana.

3 – Confie em seus instintos

Depois de terminar um casamento, é mais importante do que nunca que você confie em si mesma. Você é sua melhor defensora e é crucial que você ouça sua intuição sobre um namoro.

“Somos atraídos inconscientemente por certas pessoas, de maneiras que nem sempre podemos descrever”, diz Lauren. “Então confie em seu interesse em alguém, porque o mais importante é como você se sente quando está com outra pessoa.”

Você também é a única que pode saber o quão aberto está seu coração para compartilhar certas informações, como revelar que já foi casada antes, falar sobre filhos e até mesmo dizer “eu  te amo”.