Seus hábitos de saúde dizem muito sobre seu bem-estar geral. Isso engloba, inclusive, sua vida sexual e satisfação na cama. 

+ Vida sexual de qualidade após os 50 anos é possível; veja dicas

+ Como estresse e Burnout prejudicam sua vida sexual

Com informações da “Slice”, confira sete dicas de saúde que podem tornar o sexo ainda mais prazeroso — e melhorar outros aspectos de sua vida.

7 dicas de saúde para melhorar sua vida sexual

1 — Tire um tempo para si

mulher feliz deitada com cachorro, como melhorar a vida sexual
Pexels

Para a sexóloga Jessica O’Reilly, o tempo para si é de suma importância para sua saúde geral e intimidade com outra pessoa. “Se você não tiver tempo sozinha, estará tão ocupada descansando nas noites acompanhada que a intimidade provavelmente terá um papel secundário”, explica.

Por isso, ela sugere alternar noites com seu(ua) parceiro(a), noites com as amigas e noites a sós.

2 — Tenha pessoas positivas ao seu redor

três mulheres sentadas em sofá, como melhorar a vida sexual
Pexels

Jessica endossa a teoria de que amizades tóxicas possam ter um efeito negativo na sua qualidade de vida e na sua vida sexual. “Se seus amigos estão constantemente criticando os outros, reclamando de seus corpos e/ou obcecados com seu peso, é mais provável que você também o faça e isso pode causar estragos em sua vida sexual”, contextualiza.

“A imagem corporal pode afetar o desejo, a excitação, o orgasmo e a satisfação sexual, então tome medidas para mergulhar em ambientes que ajudem a apoiar a autoestima geral”, complementa.

3 — Mantenha um estilo de vida saudável

mulher se alongando, como melhorar a vida sexual
Pexels

Você provavelmente já ouviu que seguir uma dieta balanceada todos os dias e praticar atividades físicas é essencial para a manutenção de uma boa saúde. E isso é válido, também, para o sexo: seguindo esses passos, “sua libido e resposta sexual melhorarão e você se sentirá mais confiante e sexy em sua própria pele”, pontua a educadora de relacionamento Laura Berman.

4 — Faça exercícios físicos com seu(ua) parceiro(a)

homem e mulher correndo em parque
Freepik

Segundo a especialista, exercitar-se em dupla aumenta a energia, as endorfinas e a testosterona, o que pode resultar no aumento natural da libido

Aulas de ioga podem ser boas adições à rotina. “A própria prática de ioga dá a você um corpo mais flexível que pode ser movido, dobrado e relaxado em quase qualquer direção. O fato de você conseguir fazer movimentos de ioga certamente fará você se sentir sexy”, declara a coach de nutrição Rovenia Brock.

5 — Coma os alimentos corretos

mulher comendo, saúde mental, vida sexual
Freepik

Sua vida sexual pode se beneficiar de alguns alimentos específicos, como:

  • Amêndoas: ricas em nutrientes que podem ajudar com a infertilidade, a saúde do coração e a libido;
  • Chocolate meio amargo: contém antioxidantes e produz serotonina e endorfinas, contribuindo para o bem-estar
  • Ostras: frutos do mar conhecidos por serem afrodisíacos, que aumentam a produção de testosterona;
  • Morangos: fontes de antioxidantes e vitamina C, consumi-los melhora a circulação sanguínea, peça-chave para o desempenho sexual;
  • Aspargos: além de serem ricos em ácido fólico — ideal para mulheres que queiram engravidar —, eles aumentam a produção de histamina, o que facilita a chegada do orgasmo;
  • Gengibre: também estimula o fluxo sanguíneo e pode aumentar a sensibilidade nas zonas erógenas;
  • Alho: apesar de parecer pouco sensual, o alho pode estimular o fluxo sanguíneo nas partes íntimas, melhorando o sexo.

+ Guia rápido de zonas erógenas inusitadas e como as estimular para intensificar o orgasmo

6 — Faça exames regulares

mulher tirando sangue
Pexels

Para garantir que sua saúde esteja em bom estado além do que você pode ver, consultar médicos e realizar exames periódicos é essencial. Além disso, essas visitas também são oportunidades de conversar com seu médico sobre dúvidas relacionadas ao sexo e outros aspectos de saúde.

7 — Experimente inovar

casal fazendo massagem
Pexels

Laura destaca que acrescentar experiências novas à rotina contribui para a conexão de um casal. Além disso, essa prática estimula a produção de dopamina no cérebro, o que estimula a libido.