Se você já se perguntou se há uma maneira correta de lavar o cabelo, a resposta é: sim! E aprendê-la pode ser a chave para conquistar as madeixas de seus sonhos.

+ As melhores escovas para cada tipo de cabelo

+ 8 dicas rápidas de beleza que toda mãe ocupada deve conhecer

De acordo com a “Teen Vogue”, de onde são as informações, o segredo para ter cabelos lindos e brilhantes é lavá-los corretamente de acordo com o tipo de fio. No entanto, também existem algumas dicas de lavagem valiosas para pessoas com todos os tipos de cabelo. Saiba mais a seguir.

7 dicas para lavar o cabelo corretamente

1— Não exagere na lavagem

“Lavar demais o cabelo vai acabar com os óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo”, aponta a cabeleireira Keri Duncan. “Com o tempo, seu couro cabeludo trabalhará o dobro para produzir ainda mais óleo para ‘recuperar o atraso’, deixando você com um couro cabeludo oleoso”, continua.

Para quebrar o ciclo, ela recomenda que você “retreine o cabelo” usando um shampoo seco entre os dias de lavagem. Mas pontua, entretanto, que você deve lavá-lo caso seja adepta aos treinos com muito suor.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Tiffany Young, CEO da ThinHairThick, diz que a frequência de lavagem ideal depende da espessura e do tipo do seu cabelo. Segundo ela, cabelos finos podem ser lavados em dias alternados, já que “geralmente mostram o acúmulo do couro cabeludo mais rapidamente, porque há menos cabelo para absorver os óleos”.

Pessoas com cabelos mais grossos, entretanto, devem apostar em um intervalo um pouco maior. “Como os cabelos crespos e cacheados tendem a ser naturalmente secos, eles podem se beneficiar especialmente dos óleos naturais que o couro cabeludo produz ao longo de alguns dias”, acrescenta Tiffany.

2 — Use água morna e filtrada para lavar o cabelo

Expor os cabelos às temperaturas escaldantes pode deixá-los secos, quebradiços e, no caso dos fios com coloração, desbotados. Por isso, a cabeleireira Mallory Jones sugere a temperatura ideal: “A água morna abre a cutícula e ajuda a enxaguar a sujeira e os detritos acumulados.”

Pouco antes de sair do banho, você também pode fazer um enxágue com água fria ou gelada. De acordo com a cabeleireira Rashuna Durham, enquanto o calor abre as cutículas do cabelo, um pouco de água fria vai selá-las, “deixando uma superfície lisa que reflete a luz e deixa o cabelo brilhante”. “O enxágue com água fria é uma das etapas mais críticas para obter cabelos exuberantes e brilhantes após cada lavagem”, pontua ela.

Além disso, a água filtrada é uma ótima adição para seus cuidados com os cabelos e com a pele. Isso porque filtros de chuveiro eliminam cloro e produtos químicos sintéticos que podem ser prejudiciais.

3 — Escolha o shampoo ideal para lavar o cabelo

Assim como com os cuidados com a pele, é essencial escolher um shampoo adequado para seu tipo de cabelo. “Muitas pessoas compram coisas que veem, nas mídias sociais, que outra pessoa está usando, mas que são completamente inadequadas para seu tipo de cabelo”, comenta Jazmin Alvarez, fundadora da Pretty Well Beauty. “Conheça intimamente seu tipo de cabelo, textura e porosidade e selecione produtos específicos para suas necessidades.”

Se você tem cabelos finos, o cabeleireiro Andrew Fitzsimons recomenda produtos com elementos de origem natural, como cafeína — que estimula os folículos capilares — e óleo de alecrim. Enquanto isso, quem tem cabelos cacheados ou crespos deve procurar shampoos hidratantes que não ressequem a oleosidade natural dos fios e que possam reduzir o frizz sem deixar os cachos pesados. Andrew recomenda fórmulas mais cremosas que apresentem aminoácidos.

+ Cafeína pode ser o segredo para cabelos lindos e saudáveis; entenda

Para cabelos descoloridos, um shampoo clareador usado esporadicamente também pode ser uma boa ideia, pois pode ajudar a evitar tons amarelados indesejados. Já para os fios coloridos, shampoos de reconstrução sem sulfato são a aposta de Tiffany. 

4 — Aplique shampoo duas vezes e massageie suavemente

Tratar o couro cabeludo com gentileza é essencial para livrá-lo do acúmulo de produtos e limpar os fios de forma saudável. Por isso, evite usar as unhas e massageie-o com calma. De acordo com Oscar Blandi, fundador da marca de produtos capilares homônima, duas aplicações de shampoo são suficientes.

Além disso, você pode dedicar entre um a três minutos exclusivamente a essa massagem, que também pode ser feita com uma escova específica de massagem de couro cabeludo durante a lavagem.


 

5 — Não faça movimentos circulares ao lavar o cabelo

“Se você lava o cabelo em movimentos circulares, como no comercial de seu shampoo favorito, está cometendo um grande erro”, alerta a especialista em cabelos Ghanima Abdullah, que explica: “O shampoo deve ser incorporado ao cabelo em uma direção, deslizando as mãos pela haste capilar, e depois enxaguado na mesma direção. Claro, você vai esfregar o couro cabeludo, mas isso também deve ser feito na mesma direção.”

Você não deve, ainda, aplicar o produto em toda a extensão dos fios, e sim apenas na raiz. “As pontas serão suavemente limpas quando você enxaguar o shampoo. Quando você esfrega as pontas, pode causar ressecamento, frizz e pode descascar o cabelo”, elucida Jazmine.

6 — Deixe o condicionador agir

Quando o assunto é condicionar os cabelos, técnica e paciência são necessárias. “Você deve começar a aplicar o condicionador do meio para baixo em direção às pontas”, orienta Anthony Cole, estilista-chefe da Sebastian Professional Haircare, que adverte contra o condicionamento na raiz.

“Enquanto o produto ainda estiver no cabelo, use um pente de dentes largos para desembaraçar”, continua. “Você pode deixar o condicionador e enrolar o cabelo em uma toalha por cinco a sete minutos. Mais do que isso deixará resíduos nos fios.”

Para as crespas e cacheadas, esse é o momento ideal para aplicar produtos específicos. “Os cabelos cacheados anseiam por umidade, e a maioria dos produtos voltados para cachos funciona melhor quando o cabelo está encharcado”, explica a cabeleireira Aoife McCarthy, revelando que mantém seus produtos dentro do box para aplicá-los depois de desembaraçar os fios com o condicionador. 

7 — Seque gentilmente e proteja os fios

“Quando seu cabelo está molhado, ele fica mais vulnerável porque as ligações de hidrogênio que compõem sua estrutura capilar estão bem abertas”, diz Aoife. “A escovação agressiva logo após o banho vai literalmente destruir seu cabelo, então lembre-se de ter tempo para ser cuidadosa.”

Você também deve evitar secar os cabelos com materiais ásperos, como toalhas convencionais. Em vez disso, aperte ou dê leves batidinhas nos fios com uma toalha macia e deixe-os secar naturalmente o máximo possível. “Depois de secar com a toalha, é sempre bom aplicar algum tipo de protetor térmico, especialmente se você planeja usar uma fonte de calor”, alerta Oscar.



Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias