Imagine o seguinte cenário: você precisa entregar um projeto hoje, mas qualquer coisa parece ser mais interessante do que finalizá-lo. Seus afazeres domésticos, uma conversa com outra pessoa, seu telefone celular… tudo é suficiente para afastá-la de sua obrigação. Se você tem dificuldades para evitar a procrastinação, provavelmente se identifica com a situação acima.

+ 5 dicas para impulsionar sua motivação

+ 3 hábitos seguidos por grandes realizadores de conquistas

Segundo a psicóloga organizacional Amantha Imber, “psicologicamente, [a procrastinação] trata-se, na verdade, de lutar com as emoções que você associou à tarefa.”

Ela explica que o hábito indica uma dificuldade em “gerenciar seus sentimentos negativos em relação a uma tarefa, como a ansiedade, em vez de apenas ser ruim em administrar seu tempo”.

Apesar de, segundo a especialista, “um pouco de procrastinação não ser problemática”, esse costume passa a ser um problema quando te impede de concluir seu trabalho, estudo ou outras responsabilidades. Se esse é o seu caso, pode ser hora de procurar ajuda de um profissional da saúde mental.

Com informações da “Women’s Health”, confira três dicas valiosas de Amantha para evitar a procrastinação.

Como evitar a procrastinação

mulher ao lado de um relógio, evitar a procrastinação, síndrome da mulher com pressa
Pexels

Estabeleça uma meta de foco

“As distrações podem ser divertidas. Há horas de entretenimento no Tik Tok, infinitas opções de entretenimento no Netflix e até mesmo encher a máquina de lavar louças pode parecer divertido quando temos uma tarefa de trabalho desafiadora olhando para nós”, brinca a especialista.

Por isso, ela sugere que você tente definir uma “meta de foco” fazendo um acordo consigo mesma: se você ficar focada no trabalho por uma hora, poderá navegar na internet por dez minutos como “recompensa”.

Faça pausas saudáveis

Amantha explica que é mais fácil procrastinar quando seus níveis de energia estão baixos. Por isso, aumentar a energia pode ser a chave para um rendimento melhor em suas responsabilidades, e as pausas corretas fazem parte disso.

Segundo uma pesquisa da Universidade do Colorado (EUA), em comparação com uma pausa de 30 minutos ou nenhuma pausa, as pausas para caminhada de cinco minutos aumentam a energia, aprimoram o foco, melhoram o humor e reduzem a sensação de fadiga à tarde de forma mais eficaz.

Avalie sua realidade

Reflita sobre as razões pelas quais você não se sente motivada e se uma mudança seria a solução para seus problemas. 

“Pense se você realmente ama o que faz. Quando gostamos do trabalho que fazemos, ficamos intrinsecamente motivadas a fazê-lo, e não procrastinamos. Pense se o seu desejo de procrastinar é realmente um sintoma de que você não está no emprego certo para você — e faça algo sobre essa percepção”, sugere a psicóloga, finalizando.