Ediçao Da Semana

Nº 2741 - 05/08/22 Leia mais

Após receber o diagnóstico de diabetes, uma grande dúvida pode surgir: não posso mais comer doce? Afinal, as sobremesas fazem parte do dia a dia de muitas pessoas — e abrir mão do açúcar pode significar um grande esforço, especialmente em momentos de confraternização.

+ Como substituir o açúcar em sobremesas sem perder o sabor

+ Os melhores e piores alimentos para quem tem diabetes

De acordo com o portal “Tua Saúde”, de onde são as informações, pessoas diabéticas devem evitar o consumo de doces. Isso porque a taxa de glicose no sangue pode elevar com o consumo de grandes quantidades de açúcar, aumentando consigo o risco de doenças associadas ao diabetes.

Dentre os riscos de se consumir açúcar na diabetes estão a chance de desenvolver cegueira, problemas renais, problemas cardíacos e dificuldade na cicatrização.

No entanto, você não precisa abandonar os doces de uma vez por todas, caso sofra com diabetes. Apesar de a necessidade de seguir uma dieta restrita na maior parte do tempo, é possível apreciar uma boa sobremesa de vez em quando. 

Para isso, você deve seguir uma alimentação saudável e balanceada — preferencialmente acompanhada por endocrinologista e nutricionista. Além disso, quando for consumir preparos com açúcar, opte por aqueles feitos em casa. 

+ Dia Mundial do Diabetes: 5 mitos sobre a doença

Como controlar o diabetes

Para controlar seus níveis de açúcar no sangue, a recomendação do portal é que se consuma alimentos ricos em fibras em todas as refeições, ingerindo entre 25 e 30 gramas diariamente. Você também deve optar por aqueles com baixo índice glicêmico. 

Além disso, não abra mão da prática de exercícios físicos. Ela é uma grande aliada no controle da diabetes, pois controla os níveis de açúcar no sangue. Tente praticar entre 30 e 60 minutos de exercícios por dia.

A última recomendação é que o acompanhamento médico seja constante e que as orientações sejam respeitadas com rigor, utilizando os medicamentos indicados e seguindo um plano alimentar adequado. Dessa forma, consumir um docinho de vez em quando não será um problema.