O presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, o republicano Mike Johnson, descreveu como “vergonhoso” o veredicto do ex-presidente Donald Trump, considerado culpado de todas as acusações de fraude contábil em um julgamento criminal em Nova York, divulgado nesta quinta-feira (30).

“Hoje é um dia vergonhoso na história americana. Os democratas comemoravam enquanto condenavam o líder do partido da oposição com acusações ridículas, baseadas no testemunho de um criminoso condenado. Foi um exercício puramente político, não legal”, manifestou-se Johnson em um comunicado.

Trump é acusado de falsificar documentos comerciais para encobrir o pagamento de US$ 130 mil para a atriz pornô Stormy Daniels, pouco antes do pleito de 2016. O valor foi usado para silenciar Stormy, que prometia divulgar o caso extraconjugal do republicano.

O ex-presidente nega as acusações e afirma que a denúncia é uma tentativa de prejudicar sua campanha à Casa Branca. Ele ainda negou ter tido um relacionamento com a atriz.

Ao deixar o tribunal, Trump criticou a decisão do júri e afirmou que o julgamento foi fraudado.

“Isso foi uma desgraça. Este foi um julgamento fraudado por um juiz em conflito que era corrupto”, afirmou Trump, aos jornalistas.