Cultura

Dia Nacional do Livro: influenciadores fazem leituras coletivas em vídeo

O Dia Nacional do Livro é celebrado nesta quinta-feira, 29 de outubro, mesmo dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, em 1810, para incentivar o hábito de leitura entre os brasileiros. E se engana quem acha que o mundo dos livros está afastado das redes sociais. Os chamados “booktubers”, como são conhecidos os youtubers que produzem conteúdo sobre livros e leitura, têm ganhado espaço no YouTube, com diversidade de conteúdo. Alguns produzem vídeos com resenhas de livros, e outros fazem leituras em voz alta para o espectador.

Uma outra novidade é a produção de “lives”, com a da youtuber Bel Rodrigues, que possuem espaços definidos para que os espectadores leiam, de casa, junto com a youtuber, que tem mais de 800 mil inscritos no canal que mantém.

Com clubes de leitura e conteúdos educativos, é possível compartilhar uma leitura e expandir o repertório. Assim, é possível se aprofundar em determinados gêneros e temas, ter dicas de leituras e também iniciar a leitura e discussão de novas obras.

Esses produtores de conteúdo não estão restritos apenas ao YouTube. No Instagram eles são chamados de “bookstagrammers”, e no Twitter de “bookstans” – geralmente criadores de conteúdo já presentes no YouTube e no Instagram – criando comunidades para falar sobre o mundo dos livros.

Veja também

+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel