Segundo o Conselho Nacional de Justiça, a fila de espera para adoção no Brasil cresceu cerca de 8% durante a pandemia. Mesmo com esse aumento, uma média de 34 mil crianças e adolescentes ainda vivem em abrigos à espera de uma família. Celebrado hoje, 25 de maio, o Dia da Adoção faz parte da campanha de conscientização para que mais famílias entendam a importância de oferecer um lar saudável e afetivo para crianças em situação de orfandade.

Fazendo parte deste movimento, alguns influenciadores passaram a utilizar das redes sociais para compartilhar com o público as suas rotinas, desmistificando as percepções em relação à adoção. Esse é caso dos perfis da ‘Família Pessoa Tardivo’ e ‘ Mãe por amor’ que, somando milhares de seguidores nas redes sociais, abordam com leveza e bom humor as situações cotidianas e os aprendizados de suas famílias.

Buscando mais conexões e uma forma de cuidado mais precisa entre os membros da família, recentemente, ambos os perfis compartilharam em suas redes sociais a realização de testes de mapeamento genético, explorando pontos como a origem e ancestralidade de cada um e aspectos importantes da saúde e bem-estar.

“O mapeamento genético nada mais é que a leitura completa do DNA de uma pessoa. Com ele é possível entender pontos muito importantes que vão ajudar muito nos cuidados com a saúde no dia a dia. Predisposições a doenças genéticas, como câncer, Parkinson, Alzheimer, diabetes e tendência a faltas de vitaminas e à intolerância a lactose, são alguns dos exemplos do que é possível descobrir”, explica Ricardo di Lazzaro, médico e sócio-fundador da Genera, primeiro laboratório brasileiro especializado em genômica pessoal.

“Sobre a ancestralidade, a leitura é feita a partir de marcadores genéticos que serão comparados com povos ao redor do mundo todo, indicando as origens de cada pessoal em até 100 mil anos”, finaliza o geneticista.

Família Pessoa Tardivo

Pais dos pequenos Davi e Sara, Paulo e Tiago encontraram no teste de ancestralidade uma oportunidade da família Pessoa Tardivo se conectar ainda mais.

“Estamos bem ansiosos para receber o resultado. Temos muita curiosidade para saber os resultados. Afinal,, sabemos pouco sobre nossos filhos e seus genitores. acreditamos que será muito interessante. Para nós a adoção representa muitas coisas. Representa que nós, quanto gays, podemos como qualquer casal hétero formar nossa família, dar nosso sobrenome aos nosso filhos. Representa dar voz a muitas pessoas como a gente em também ser pai e mãe. Que ninguém pode impedir nossos sonhos e, além disso, o quanto a paternidade nos evoluiu como pessoas”, comentam.

Davi e Sara são irmãos e naturais de Itapipoca, no interior do Ceará. A surpresa foi quando, em 2018, o casal chegou a cidade das crianças para conhecer o recém-nascido, Davi (o primeiro e, até aquele momento, único possível filho do casal) e foi quando veio a surpresa: Davi tinha uma irmã, a Sara e a paixão foi desde o primeiro momento!. O amor da família é tão grande que se espalhou, inclusive, pelas redes sociais, onde eles já somam mais de 700 mil seguidores que adoram acompanhar o dia a dia desses pais apaixonados pelos filhos.

Mãe por Amor

Fernanda Fabris é, literalmente, mãe por amor. Com quatro filhos, todos adotivos, a influencer, que já soma mais de 400 mil seguidores nas redes sociais, viu no mapeamento genético uma oportunidade de conhecer e entender mais as predisposições genéticas dos filhos, uma vez que ela nunca teve acesso ao histórico de hereditariedade das crianças.

“Fazer o teste para gente proporcionou uma oportunidade de buscar ainda mais conexões entre nós. Conhecer um pouco do perfil genético dos nossos filhos também nos trouxe mais tranquilidade. Agora podemos intervir e nos preparar para possíveis doenças que virão a surgir. Nossos filhos são a realização de um sonho para gente. Sempre tive o sonho de ser mãe e foi através da adoção que pude realizar meu sonho: sou mãe de 4 filhos incríveis e me sinto totalmente realizada.” comenta a influenciadora.

https://www.instagram.com/p/Cd-s1YjjtRV/

https://www.instagram.com/p/Cd_C1xUrwZW/