SÃO PAULO, 22 OUT (ANSA) – Para celebrar o “Dia Mundial da Pasta”, comemorado anualmente em 25 de outubro, a cidade de São Paulo receberá, durante três dias, o evento “Tris di Pasta”, iniciativa que envolve três ações diferentes: em restaurantes, supermercados e um concurso de massas.   

O projeto, que acontecerá entre 25 e 27 de outubro, é realizado pela Câmara ítalo-brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo (Italcam) e envolve importadores, distribuidores, supermercados e restaurantes para oferecer o melhor das massas italianas. O programa inclui ainda um concurso de pastas.   

Durante três dias, o “Tris di Pasta” seguirá os moldes italianos, ou seja, os restaurantes selecionados vão oferecer degustação com três receitas diferentes de massas ou, pelo menos, um prato com pasta di grano duro (como spaghetti, penne ou rigatoni), massa fresca longa (como fettuccine, tagliolini ou tonnarelli) ou pasta recheada (como ravioli, tortelli ou cappelletti). Além disso, é essencial que a pasta di grano duro e a farinha das massas frescas sejam importadas da Itália.   

O evento reunirá 20 cozinhas que reproduzem as receitas italianas originais ou adaptadas ao gosto dos brasileiros. A refeição poderá ser provada em estabelecimentos tradicionais – com mais de 50 anos – ou recém-inaugurados, localizados em diferentes bairros de São Paulo.   

Entre os restaurantes participantes estão: Alto Cucina, Attimo Per Quattro, Basilicata, Casa Santo Antonio, Circolo Cucina, La Piadina, Luce, Maremonti, Picchi, Pina, Santo Colomba, Sapori d’Abruzzo, Sensi Gastronomia, Sugheto, Supra di Mauro Maia, Terraço Italia, Vecchio Torino, Vinarium, Vinheria Percussi e Zena Caffè.   

Os pratos variam de R$45,90 a R$89, com menu degustação de R$89 a R$180 por pessoa.   

No mesmo período, importadores e distribuidores, como Allfood – Granarolo, Calimp, C-Trade, Embramex, La Pastina, Locamatta, Nor Import, Parmabrás, Toscana, Vinhais Distribuidora e VPS Import Export devem oferecer descontos especiais nas massas de grano duro e farinhas italianas.   

Já em relação aos supermercados, o “Tris di Pasta” fez uma parceria com a campanha Sabores da Itália, realizada pela Italian Trade Agency (ITA), agência de promoções da Embaixada da Itália.   

A campanha, cujo tema é “Do Coração da Itália para a Cozinha dos Brasileiros”, teve início no último dia 14 de outubro e disponibiliza, a preços especiais, mais de 300 produtos italianos selecionados, entre alimentos e bebidas, aos consumidores brasileiros. Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, porém, os supermercados Santa Luzia, Mambo e Oba Hortifruti participarão simultaneamente dos dois eventos com a promoção de massas de grano duro e farinhas italianas.   

Por fim, será realizado o concurso “Uma massa criativa dentro da tradição italiana”, organizado pela sede brasileira do Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF) em parceria com o Centro Paula Souza (CPS) do governo de São Paulo e com curadoria de Paola Tedeschi.   

A disputa ocorrerá em 25 de outubro e é destinada a estudantes da ETEC (Escola Técnica Estadual). O primeiro lugar será contemplado com um curso no ICIF de Costigliole d’Asti, na região do Piemonte, na Itália, enquanto o segundo colocado será premiado com um curso na sede da ETEC Santa Ifigênia, na capital paulista. Já o terceiro classificado terá um contrato para estagiar em um dos restaurantes da Rete Gastronomica.   

O Tris di Pasta é uma realização da Italcam através da Rete Gastronomica, projeto cujo intuito é promover a cultura gastronômica italiana e incentivar os negócios entre empresas do setor de alimentos e bebidas. (ANSA)