Famosas por serem porta de entrada para jovens no mercado de trabalho, as redes de fast food também têm evoluído cada vez mais quando o assunto é trilha de carreira. Um exemplo disso é o Grupo IMC (International Meal Company / B3: Meal 3), que opera marcas como Pizza Hut, Frango Assado e KFC, nas quais 54% de sua liderança em lojas foi formada e desenvolvida dentro da própria empresa. São profissionais que ingressaram nos restaurantes da companhia em cargos de atendimento ao público, como cozinha e caixa, mas que progrediram e atualmente desempenham funções de gestão na operação.
Por lidar com um perfil majoritariamente jovem – 63% dos colaboradores do Grupo IMC tem até 30 anos -, e com uma parcela deles (6%) vivendo a primeira experiência profissional, a Diretora Executiva de Gente & Gestão, Projetos e Processos da companhia, Fernanda Fernandes, enxerga um vasto campo de oportunidades para desenvolvimento interno: “Nosso objetivo é ganhar a confiança do colaborador mostrando que há espaço para crescimento e desenvolvimento profissional dentro do Grupo IMC. Temos o programa “Crescer Juntos, que conta com uma trilha de carreiras clara e objetiva, por isso, nos orgulhamos ao ver a nossa liderança recheada de talentos desenvolvidos internamente”. A executiva avalia o importante resultado como reflexo do investimento cada vez maior da companhia em treinamentos, capacitações, comunicação interna, pesquisas de employee experience, programas de estágio e jovem aprendiz.
Ainda para Fernandes, o fato de o Grupo IMC ser uma grande plataforma de serviços de alimentação e contar com um portfólio extenso de marcas fortes no mercado, faz com que a realocação de colaboradores na empresa aconteça de forma mais fluida. “Temos mais de 550 lojas em operação em todo o Brasil. Portanto, há espaço e oportunidades reais de crescimento e aprendizado na empresa”, reforça.
Para garantir a evolução constante desses profissionais, o Grupo IMC investe ainda em capacitação por meio da universidade corporativa – plataforma online que disponibiliza aos colaboradores cursos e treinamentos em diversas áreas. Com quase 20 anos de atuação no país, a empresa atualmente conta com cerca de 5 mil colaboradores no Brasil e, em 2023, contratou nacionalmente 450 novos profissionais para seus restaurantes.