Saúde da mulher

Dia do beijo: conheça os benefícios dessa troca de carinho à saúde

Crédito: Pexels

Beijar é uma das formas mais comuns de intimidade e carinho. Seja um ato apaixonado entre casais ou um beijo carinhoso na testa entre pais e filhos, a prática pode trazer inúmeros benefícios à saúde física e mental.

+ Cozinhar a dois pode ser mais íntimo do que fazer sexo, aponta estudo


+ Relacionamento: entenda por que alguns casais ‘abandonam’ seus círculos sociais

Com informações do “Healthline”, confira 12 razões pelas quais os beijos devem fazer parte da sua rotina.

Pexels

Impulsiona os hormônios da felicidade

Beijar aciona seu cérebro para liberar um coquetel de substâncias químicas que fazem você se sentir bem. Esses produtos químicos incluem oxitocina, dopamina e serotonina, que podem fazer você se sentir eufórica e estimular sentimentos de afeto e vínculo.

Ajuda a criar laços

A onda de oxitocina liberada quando você beija provoca sentimentos de afeto e apego. Beijar seu(ua) parceiro(a) pode melhorar a satisfação no relacionamento, o que pode ser especialmente importante em relacionamentos de longo prazo.

Impacta positivamente a autoestima e diminui o estresse

Além de aumentar seus hormônios da felicidade, os beijos podem reduzir seus níveis de cortisol (hormônio do estresse), potencialmente melhorando sua autoestima. Além disso, outras comunicações afetuosas — como abraços e dizer “eu te amo” — impactam os processos fisiológicos relacionados ao gerenciamento do estresse.

Reduz a ansiedade

O gerenciamento do estresse inclui o quão bem você lida com o estresse e a ansiedade. Com um beijo e um pouco de carinho, você pode se acalmar e aumentar o relaxamento e o bem-estar.

Pexels

Dilata os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e aliviando dores

Beijar aumenta a frequência cardíaca de uma forma que os vasos sanguíneos são dilatados. Quando isso acontece, o fluxo sanguíneo aumenta, causando uma diminuição imediata na pressão arterial. Isso significa, portanto, que beijar é bom para o coração, literalmente. Além disso, esses efeitos podem ter a redução das cólicas menstruais e dores de cabeça como consequência. A prática também pode ajudar a prevenir dores de cabeça através da diminuição do estresse.

Melhora o sistema imunológico

A troca de saliva pode aumentar sua imunidade, expondo você a novos germes que fortalecem seu sistema imunológico. Casais que se beijam frequentemente compartilham, inclusive, a mesma microbiota na saliva e na língua.

Reduz a resposta alérgica

Em um artigo publicado pelo “ScienceDirect”, foi demonstrado que os beijos proporcionam alívio significativo de urticária e outros sinais de reação alérgica associada ao pólen e aos ácaros da poeira doméstica. O estresse também piora as reações alérgicas, portanto, os efeitos dos beijos no estresse também podem reduzir a resposta alérgica.

Pode melhorar o colesterol

Em 2009, um estudo publicado pelo “Western Journal of Communication” descobriu que os casais que aumentaram a frequência de beijos experimentaram uma melhora no colesterol sérico total. Manter o colesterol sob controle reduz o risco de várias doenças, incluindo doenças cardíacas e derrames.

Previne cáries

Beijar estimula as glândulas salivares, o que aumenta a produção de saliva. A saliva lubrifica a boca, ajuda na deglutição e ajuda a evitar que os restos de comida grudem nos dentes, prevenindo cáries.

Pexels

Beijar um interesse romântico aumenta sua libido

O beijo romântico leva, consequentemente, à excitação sexual e ao aumento da libido. A saliva também contém testosterona, um hormônio sexual que desempenha um papel importante na excitação sexual. Quanto mais longo e apaixonado for o seu beijo, mais testosterona é liberada.

Tonifica seus músculos faciais

O ato de beijar pode envolver de 2 a 34 músculos faciais. Beijar com frequência e usar esses músculos regularmente funciona como um treino para o rosto, o que pode ajudar a firmar seus músculos faciais. 

Trabalhar essa região também pode aumentar a produção de colágeno, o que contribui para uma pele mais firme e com aparência mais jovem.

Queima calorias

Você pode queimar de 2 a 26 calorias por minuto beijando, dependendo da intensidade.