Dia da Mulher Negra: Afroflor lança ‘Samba de Tereza’ e homenageia Tereza de Benguela

Afroflor
Foto: Divulgação

No emblemático 25 de julho, data que celebra o Dia de Tereza de Benguela e o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a cantora e compositora Afroflor presenteia o público com o lançamento de seu primeiro single, “Samba de Tereza”, já disponível em todas as plataformas digitais. A canção é uma poderosa homenagem à líder quilombola que se tornou um ícone de resistência, estratégia e poder político no Brasil colonial.

Com uma sonoridade que transita com maestria entre as diversas vertentes do samba e o jongo, a música resgata e celebra a riqueza da herança musical afro-brasileira e afrolatina. “Samba de Tereza” é uma composição de Dudu Valdez em parceria com a própria Afroflor e conta com a produção musical de Michel Nascimento. A faixa se apresenta como uma verdadeira invocação à ancestralidade, um canto que pulsa memória, honra e afirmação da identidade negra. A produção da artista tem a assinatura de Igor Veloso.

“Tereza de Benguela foi uma mulher inspiradora. Uma grande líder. Sua trajetória, assim como de tantas outras mulheres negras nesses territórios colonizados, nos mostra que podemos e somos muito mais do que o projeto colonial desenhou pra nós. A mulher preta é potência de criação de vida, tanto vida concreta, quanto subjetiva”, destaca AFROFLOR sobre a inspiração para o single.

Lançado pelo selo Cuíca Música, o single “Samba de Tereza” reforça a importância da arte negra como uma potente ferramenta de expressão política, espiritual e afetiva. Este lançamento marca um novo e importante capítulo na carreira de uma artista que enxerga na música um espaço para a celebração, a denúncia social e o encantamento.

Sobre Afroflor

Afroflor é uma artista multifacetada que atua como cantora, compositora, atriz e educadora. É a mente por trás do Atelierê – por uma infância brincante, um projeto de educação antirracista dedicado à formação de educadores, crianças e famílias. Recentemente, esteve em cartaz no CCBB com o aclamado espetáculo “VINTE”, que recebeu indicações ao Prêmio Shell 2025. Além de seu trabalho solo, AFROFLOR integra o coletivo infantil KEKERÊ e é a voz principal da banda ORIKI_YÀ, onde explora as profundezas das sonoridades ancestrais e afro-latinas.

Não deixe de ouvir “Samba de Tereza”, disponível a partir de hoje, 25 de julho, em todas as principais plataformas de streaming.