Dia da Educação Infantil: como corpo e mente pesam na escolha escolar

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O Dia da Educação Infantil, celebrado em 25 de agosto, chama atenção para a importância dos primeiros anos na formação de uma criança. Longe de ser apenas um período de cuidado, essa fase é decisiva para o desenvolvimento emocional, social, motor e cognitivo. Nesse contexto, as famílias buscam cada vez mais por escolas que ofereçam mais do que segurança e acolhimento, elas querem propostas pedagógicas que integrem o corpo e a mente desde os primeiros passos.

Segundo levantamento da organização Todos Pela Educação, com base em dados do IBGE e do Censo Escolar referentes ao período de 2016 a 2024, quase 2,3 milhões de crianças de até 3 anos estão fora da creche no Brasil, o que representa um enorme desafio para o acesso à educação infantil.

“A Educação Infantil acontece na fase mais importante do desenvolvimento humano, que é dos 0 aos 6 anos. É nesta fase que a criança desenvolve as principais habilidades sociais e cognitivas, que irão contribuir para a formação do pensamento crítico, formação de valores, capacidade de se relacionar de maneira saudável”, ressalta, Diana Quintella, Diretora da MiniMe Educação Infantil.

“É por isso que a falta de acesso à escola na primeira infância pode comprometer o desenvolvimento integral das crianças, afetando não só o aprendizado, mas também a socialização, o equilíbrio emocional e as habilidades motoras. Quanto mais tempo ficam fora desse ambiente estruturado, maiores são os riscos de dificuldades futuras na escola e na vida”, completa.

É na primeira infância que se estruturam as bases da linguagem, da socialização, da coordenação motora e do equilíbrio emocional, todos fundamentais para a aprendizagem futura.

É com base neste entendimento que as famílias que conseguem matricular seus filhos estão cada vez mais criteriosas em relação a escolha da instituição. Escolas que estimulam as habilidades socioemocionais, interação com a natureza, exploração sensorial, autonomia e criatividade são cada vez mais valorizadas.

“O desenvolvimento integral na infância acontece por meio de experiências que envolvem o corpo como uma ferramenta ativa de aprendizado. Movimento, toque, ritmo e equilíbrio são tão fundamentais quanto o aprendizado de letras e números nessa fase”, destaca Diana Quintella.

“Quando a criança se movimenta com liberdade e intenção, ela não apenas fortalece seu corpo, mas também expande suas habilidades cognitivas e emocionais”, completa Diana.

Uma pesquisa publicada em 2024 na Revista Foco confirma que experiências motoras bem planejadas favorecem não apenas o desenvolvimento físico, mas também a criatividade, a atenção, a resolução de problemas e a prevenção de dificuldades futuras com leitura, escrita e raciocínio lógico.

Com um olhar atento ao desenvolvimento integral, muitas famílias estão deixando de ver a escola infantil como um local apenas de cuidado e passando a enxergá-la como espaço de formação ampla e integrada, essencial como base para toda. Avida acadêmica da criança. Mais do que nunca, o brincar, o movimento e a interação com o mundo são compreendidos como linguagens potentes para o crescimento saudável e o preparo para os desafios das próximas etapas da vida.