Em celebração ao Dia da Amazônia, no dia 5 de setembro, o Museu A Casa do Objeto Brasileiro convida para a programação da última semana da Exposição “Trama Canoê”, em cartaz até o dia 10 de setembro, na sede do Museu A Casa, localizada na Rua Pedroso de Morais 1216, em Pinheiros, São Paulo.

No sábado, dia 02 de setembro, das 14h às 17h, a experiência “Amazonas Arte” marca o início da comemoração com três ativações abrangentes que envolvem artesanato, arte, música, moda e gastronomia.

Dentro da programação do dia 2, o Museu A Casa organiza o bate-papo “Economia Criativa e Empreendedorismo Amazonense” com a participação do coordenador do Curso de Design em Moda da Faculdade Santa Teresa, o professor Cidarta Gautama, a produtora do evento “Amazon Poranga Fashion”, Viviane Tavares, e mediação de Ana Letícia Fialho, diretora-executiva do Museu A Casa.

Logo após o bate-papo, será realizada a apresentação musical inédita com Celdo Braga e seus Bioinstrumentos Amazônicos. Nessa performance exclusiva, o artista trará os sons da floresta para dentro do Museu A Casa, em simultaneidade à exibição das obras do antropólogo, escritor e pintor de origem Dessana, Jaime Diákara.

A “Vitrine Amazon Poranga” apresentará criações dos estilistas Sioduhi Lima, do Povo Piratapuya, diretor criativo do Sioduhi Studio que faz moda futurista indígena, de Harim Feitosa, criadora da marca Soul Hara e as biojóias desenvolvidas pela premiada designer Rita Prossi, em colaboração com artesãos indígenas e ribeirinhos. A Vitrine é uma iniciativa da Associação Amazônia de Produção, Organização e Incentivos Artísticos – APOIAR.

No dia 5 de maio, data que celebra o Dia da Amazônia, o Museu A Casa marcará o ponto alto da celebração com uma exibição especial do premiado filme “Segredos do Putumayo”, seguido de debate com o diretor Aurélio Michiles, juntamente com e equipe que colaborou nesta obra-prima: Patrick Leblanc, produtor, e André Lorenz Michiles, diretor de fotografia – vencedor do Prêmio ABC 2023 de Melhor Fotografia. O horário para a sessão cinematográfica e a conversa em equipe será das 19h30 às 22h30.

O filme foi inspirado no “Diário da Amazônia de Roger Casement” (1910), um registro escrito pelo diplomata que serviu ao Império Britânico. Com a marcante interpretação vocal do renomado ator irlandês Stephen Rea, o documentário explora os acontecimentos da região do rio Putumayo, onde a empresa Peru Amazon Company, operando sob regime de escravidão, causou a morte de mais de 30 mil indígenas para extrair cerca de 4 mil toneladas de borracha. O filme é uma colaboração das produtoras 24 VPS Filmes, ImagemCeuvagem e O2 Play Filmes.

Gastronomia

O Museu A Casa oferecerá aos visitantes uma oportunidade para uma experiência autêntica da culinária amazônica. A gastronomia regenerativa do Restaurante Da Selva Peixaria Amazônica participa com pratos cuidadosamente criados para destacar a diversidade de ingredientes naturais e orgânicos da Amazônia.

A Doce Casa apresentará iguarias com narrativas que refletem a cultura e tradição da região, como bolo de macaxeira, torta cremosa de tapioca com abacaxi, creme de cupuaçu, torta de castanha e cocada com cumaru. Além disso, a Vinhos B.O.N.S. trará selecionada curadoria de vinhos brasileiros com origens orgânicas, biodinâmicas e sustentáveis.

Serviço

O Museu A Casa Celebra o Dia da Amazônia

Amazônia Arte

2 de setembro, sábado, das 14h às 17h

Entrada gratuita; espaço pet friendly

Exibição do documentário ‘Segredos do Putumayo’

5 de setembro, das 19h30 às 22h30

Entrada gratuita; sujeito a lotação

Museu A Casa do Objeto Brasileiro

Av. Pedroso de Morais 1216, Pinheiros, São Paulo SP

Telefone: (11) 3814-9711