Campos — A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo terá seu Dia D neste sábado, 19. O público-alvo são crianças ainda não imunizadas ou que tomaram apenas uma dose da vacina contra a doença, entre os seis meses e os cinco anos de idade. As 41 salas de vacinação da cidade vão funcionar das 9h às 16h.
A segunda etapa da mobilização começa dia 18 de novembro, e vai focar em jovens dos 20 aos 29 anos. Além da campanha, a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola é aplicada na rede pública ao longo de todo o ano.
Existem restrições para receber a vacina. Quem estiver com febre ou mulheres grávidas não devem se vacinar. Portadores de câncer, doenças autoimunes, tuberculose, distúrbios no sangue, quem usa medicamentos imunossupressores, quem sofre de disfunção renal ou cardíaca, ou recebeu transfusão de sangue recente, todos esses não podem ser imunizados.
É preciso atenção para quem tem alergia à proteína do leite. As reações dos alérgicos a ovo são menores.
Apesar de o sarampo ter reaparecido no país este ano, com 5.404 casos registrados até o momento, em Campos ainda não houve casos confirmados da doença desde 2007.