DHL barra envio de revista seLecT a evento na Espanha

A área que a revista seLecT ocuparia no setor de revistas de arte da feira ARCOMadrid, que foi aberta ontem pelo rei Filipe VI na Espanha, ficou vazia. O fato ocorreu porque a DHL, empresa multinacional de transporte de mercadorias, recusou-se a fazer o envio das revistas para a Espanha. A seLecT é produzida pela Editora Três, também responsável por ISTOÉ.

Em comunicado enviado à Editora 3, a empresa afirma que julgou “impróprio (artigo Indecente ou Obsceno)” o conteúdo da revista. Por isso, ela foi devolvida aos Correios.

Conforme exige a legislação brasileira, todos os exemplares da revista foram devidamente embalados em plástico. Além disso, na capa, a seLecT 41 informa com destaque que a venda é proibida para menores de 18 anos, como estabelece a legislação brasileira.

O procedimento foi adotado pois as páginas internas da edição 41 da seLecT, dedicada ao tema Sexo e Arte, trazem algumas fotos com imagens de nudez e sexualidade. A edição tem como capa uma foto histórica de performance realizada pelo ator Paulo César Pereio, em 1981.

“Fomos pegos completamente de surpresa e estamos arrasados”, disse a diretora de Redação da seLecT, Paula Alzugaray. “Depois de todos os episódios recentes envolvendo censura a manifestações artísticas no Brasil, não imaginávamos que seríamos censurados na saída do país”. No Facebook, Paula também se manifestou sobre o ocorrido.

A revista seLecT é distribuída em bancas de jornal no Brasil e pode ser lida e assinada pela Internet no endereço www.select.art.br.