Geral

DF: Invasão de formigas assusta moradores de Brasília

Crédito: Reprodução/ TV Globo

Moradores de Brasília (DF) estão preocupados com uma invasão de formigas na cidade. Formigueiros estão sendo encontrados dentro de esgotos, em lixeiras, nas calçadas e nas áreas verdes de diversas quadras na Asa Sul e na Asa Norte.

Conforme a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), o departamento de Parques e Jardins “trabalha diariamente no controle de formigueiros”. Em nota ao G1, a companhia informou que prepara um edital de licitação para conseguir atender a demanda no Distrito Federal


Em entrevista ao Portal Metrópoles, a bióloga Marina Regina Frizzas disse que o aumento de formigas nesse período pode estar associado à disponibilidade de recursos. “Elas estão se dispersando porque o clima está ficando mais seco. As formigas aparecem mais nesse período, pois saem em busca de folhas para desenvolver fungos”, explicou.

De acordo com a especialista, não há riscos para a população. “A única questão é que essas formigas têm a mandíbula forte e podem picar, mas não há riscos para a saúde humana. Além disso, também podem destruir um jardim inteiro buscando por folhas”.