Em 14 de outubro, a estudante de medicina Rithiele Souza Silva, de 27 anos, disse que sofreu injúria racial em um shopping em Brasília. Câmeras de segurança, que tiveram suas imagens divulgadas nesta quinta-feira (11), registraram o momento. As informações são do G1.

A estudante contou que foi ofendida por uma idosa, de 85 anos, na fila do caixa eletrônico. Isso porque Rithiele pediu para a mulher respeitar o distanciamento imposto pelas medidas de contenção à pandemia.

De acordo com a estudante, foi nesse momento que a idosa falou: “Vocês negros de (cidade) satélite não sabem mexer nisso (no caixa eletrênico)”. Rithiele afirmou que ficou parada, incrédula e informou a mulher que isso é racismo. “Ai é nessa hora, ela bate no peito e fala: ‘Eu sou racista mesmo’”, relata a jovem.

Rithiele chamou a equipe de segurança do shopping e a Polícia Militar. A idosa não foi encaminhada à delegacia devido a sua idade, mas os agentes pegaram os contatos dela para que a estudante registrasse um boletim de ocorrência.

O caso está sendo apurado no 5° DP (Distrito Policial) Asa Norte. A idosa negou que tenha cometido injúria racial ou racismo.