Uma aluna da Universidade de Brasília (UnB) afirmou por meio da página do Centro Acadêmico de Serviço Social (Caseso) que foi fotografada na terça-feira (7) enquanto usava um box reservado de um dos banheiros do Campus Darcy Ribeiro, localizado em Brasília (DF). As informações são do UOL.

Conforme a estudante, cuja identidade não foi revelada, ela estava assistindo uma aula nas dependências do Instituto Central de Ciências. Em um determinado momento, ela foi ao banheiro.

“Eu estava dentro do box usando o sanitário (e) vi que alguém estava me filmando/tirando fotos num momento de privacidade, pela parte superior do box. Fiquei pasma e quando vi o celular sobre o box, fiquei sem reação. Gritei: ‘Ei, o que é isso?’. Ao sair do box, eu não tinha nem fechado o zíper da minha calça direito, o pervertido já estava longe”, relatou.

A aula frisou que não conseguiu identificar o homem porque ele usava uma máscara. Apenas pôde reparar que ele estava de calça e blusa preta.

No entanto, imagens de uma câmera de segurança mostram um homem suspeito, que tem cabelos castanhos, bigode e barba.

A estudante relatou que recebeu apoio de um docente, que a acompanhou até uma equipe de segurança da universidade. “(Os guardas) anotaram os meus dados, o horário ocorrido, pois sozinha não fui levada a sério.”

“Eu estava em prantos. Que situação horrorosa e humilhante. Que lugar é esse onde não se pode nem usar um banheiro com segurança?”, perguntou a aluna.

Ela ressaltou que sofre de crise de ansiedade e, depois do ocorrido, foi dispensada da aula.

O UOL entrou em contato com a Polícia do Distrito Federal e recebeu a informação de que o caso foi registrado nesta quarta-feira (8) na 4ª Delegacia de Polícia. Porém, segue sendo investigado pela 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte).

“Por se tratar de crime que envolve a intimidade da vítima, não é possível passar detalhes”, disse a corporação.

O que diz a universidade?

O portal também entrou em contato com a assessoria de imprensa da Universidade de Brasília, que demonstrou o seu repudio e informou que está apurando o caso. Também ressaltou que disponibilizou as imagens da câmera de segurança à Polícia Civil.

“A UnB repudia qualquer tipo de violência e reitera seu compromisso com a defesa dos direitos humanos. A Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (DASU) está em contato com a estudante para o acolhimento necessário.”

A unidade de ensino frisou que implementa continuamente medidas para “prevenir e lidar com situações de assédio”.

“Finalmente, uma outra ação em andamento refere-se a treinamento da equipe de segurança da Universidade para reforçar os procedimentos e garantir acolhimento efetivo às vítimas, sendo apoiado por documentos produzidos pelo Comitê de Segurança da UnB. O treinamento permanente das equipes de segurança faz parte da política de segurança da Universidade”, concluiu o comunicado.