Dezenas de milhares de pessoas marcham em apoio aos palestinos no Marrocos

Dezenas de milhares de pessoas protestaram neste domingo (26) em Casablanca, capital econômica do Marrocos, em solidariedade aos palestinos e para pedir um cessar-fogo permanente na Faixa de Gaza.

“Não precisamos de uma trégua, mas de um cessar-fogo definitivo” para dar uma oportunidade “para a paz, para a criação de um Estado palestino soberano, com capital em Jerusalém”, disse Nabila Mounib, deputada socialista, à AFP, e acrescentou que também quer “o retorno de todos os exilados da diáspora palestina” e a libertação dos prisioneiros palestinos.

Agitando bandeiras palestinas e vestindo kufiyas palestinas, os manifestantes exigiram também a ruptura das relações entre Israel e Marrocos, estabelecidas no final de 2020 no âmbito de um processo entre Israel e vários países árabes promovido pelos Estados Unidos.

“Condenamos igualmente o silêncio dos regimes árabes negligentes, aliados à entidade sionista”, disse Hassan Bahadu, membro da Frente Marroquina de apoio à Palestina, referindo-se a Israel.

Israel e o Hamas concordaram com uma trégua de quatro dias, que começou na sexta-feira, na Faixa de Gaza, após sete semanas de guerra.

str-cgo/fka/feb/bc/an/aa/dd