Dez mortos, entre eles soldados da Otan, em atentado talibã em Cabul

Dez mortos, entre eles soldados da Otan, em atentado talibã em Cabul

Um novo ataque suicida reivindicado pelo Talibã, o segundo em menos de uma semana, atingiu a capital afegã nesta quinta-feira, causando 10 mortes, incluindo dois militares da Otan, enquanto prosseguem as negociações entre os Estados Unidos e os insurgentes.

O ataque aconteceu no bairro de Shash-Darak, perto da Zona Verde, às 10H10 (02H40 de Brasília).

Shash-Darak, no centro da capital afegã, é protegido por várias barreiras e é onde está localizada a sede do serviço secreto afegão, NDS.

O ataque deixou 10 mortos e 42 feridos, segundo o porta-voz do ministério do Interior, Nasrat Rahimi.

“Dois membros da (missão da Otan) Resolute Support morreram em serviço hoje em Cabul. Um era da Romênia (…) E o segundo dos Estados Unidos”, informou, por sua vez, a Otan em comunicado.

A morte do soldado romeno havia sido anunciada mais cedo pelo ministério da Defesa de seu país.

Outro militar romeno morreu em outro ataque do Talibã na segunda-feira. A Romênia tinha mais de 750 soldados nesta missão da Otan em junho de 2019.

O Talibã assumiu a responsabilidade pelo ataque, de acordo com seu porta-voz Zabihullah Mujahid.

No Twitter, ele afirmou que o alvo era um “comboio de invasores estrangeiros” e que o ataque matou “12 invasores e 8 membros do NDS”.

O local da explosão desta quinta-feira é perto de onde ocorreu um ataque em abril de 2018, reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que custou a vida de nove jornalistas, incluindo o fotógrafo da AFP Shah Marai.

Nas imagens de um vídeo que circula no Twitter é possível ver o momento do ataque: uma minivan cinza tenta forçar a passagem rompendo uma barreira, pouco antes de uma violenta explosão. Pelo menos um civil sai correndo neste momento e pelo menos três grandes veículos SUV brancos esperavam para entrar no complexo do NDS.