Ao longo de mais de 100 anos de história, as Olimpíadas tiveram centenas (até mesmo milhares) de momentos marcantes. Alguns deles foram capturados por cliques de fotógrafos excepcionais e definem de maneira incrível a essência do espírito olímpico. Nessa lista, selecionados dez das fotos mais marcantes dos Jogos, confira:

10) Ben Johnson lidera os 100 metros nos Jogos de 1988

Foto: Gary Hershorn/Reuters

Durante a final dos 100 metros rasos, Ben Johnson se distanciou tanto dos outros corredores que, na foto de Gary Hershorn, quase aparece sozinho. O canadense, que teve sua medalha retirada por positivar no antidoping, terminou a prova com uma vantagem de mais de 0,12 segundos para o segundo colocado.

9) Performance de Lavinia Milosovici nos Jogos de 1996

Foto Mike Blake/Reuters

Por conta da falta de iluminação e o fundo escuro, Mike teve de ser criativo para conseguir capturar a performance da ginasta romena. O fotógrafo deixou a câmera parada e tirou quatro fotos, que foram sobrepostas criando um efeito de movimento incrível.

8) Michael Johnson se emociona no pódio em 1996

Foto: Wolfgang Rattay/Reuters

Michael Johnson foi quatro vezes medalhista de ouro olímpico e oito vezes Campeão Mundial. Com um currículo desse, é normal achar que o atleta se acostumaria com as vitórias, não é mesmo? Com um clique perfeito, Wolfgang conseguiu humanizar Michael Johnson e mostrar que os atletas, por mais vencedores que sejam, ainda são capazes de se emocionar com as vitórias.

7) Time britânico de remo comemora uma vitória nos Jogos de 2000

Foto: Andy Clark/Reuters

Depois de uma prova extremamente disputada, os atletas do time britânico de remo comemoraram, ainda exaustos, a medalha de ouro conquistada. A imagem de Andy Clark consegue capturar de maneira perfeita a mistura de alívio pelo fim da prova com a felicidade da conquista.

6) Justin Gatlin comemora o ouro nos 100 metros rasos em 2004

Foto: Dylan Martinez/Reuters

Poucas fotos na história dos Jogos conseguiram capturar tanto o sentimento de vitória quanto o clique de Dylan Martinez após o ouro de Justin Gatlin. O americano aparece gritando a plenos pulmões, com um misto de alegria e desabafo após cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.

5) Paula Radcliffe chora após desistir da maratona em 2004

Foto: Yannis Behrakis/Reuters

A maratonista britânica era a principal favorita ao ouro em Atenas, mas, por conta de problemas físicos, acabou não conseguindo completar a prova. A foto de Yannis consegue capturar perfeitamente a decepção e desespero de Paula após a sua desistência.

4) Nadia Comaneci assombra o mundo com apenas 14 anos em 1976

Foto: Getty Images

Com apenas 14 anos de idade e participando dos Jogos pela primeira vez, Nadia Comaneci fez história ao se tornar a primeira atleta a tirar um 10 perfeito na ginástica olímpica. A foto captura de maneira perfeita a graciosidade dos movimentos da romena.

3) Phelps se distancia da competição na busca pelo oitavo ouro em 2008

Foto: Wolfgang Rattay/Reuters

Em sua oitava e última prova nos Jogos de Pequim, Phelps estava em busca de sua última medalha de ouro. Buscando capturar a soberania do americano nos Jogos, Wolfgang posicionou a câmera embaixo da raia do atleta e esperou que ele passasse por ela. Tudo correu perfeitamente, e a imagem captada mostra Phelps quase meio corpo a frente da competição e prestes a bater na parede para confirmar sua confortável vitória.

2) Bolt bate o recorde mundial e comemora antes da linha de chegada em 2008

Foto: Gary Hershorn/Reuters

Muito à frente da competição, Bolt aparece comemorando sua vitória antes mesmo de cruzar a linha de chegada na prova final dos 100 metros rasos. Imponente, o jamaicano parece inteiro fisicamente, enquanto os dois competidores atrás estão quase desmoronando. Hersharn também conseguiu capturar um fato curioso: Bolt bateu o recorde mundial correndo com os cadarços desamarrados.

1) Tommie Smith e John Carlos protestam no pódio em 1968

Foto: Getty Images

A foto de Tommie Smith e John Carlos realizando a saudação dos Panteras Negras em protesto contra o racismo nos Estados Unidos após a final dos 200 metros rasos é, provavelmente, a mais icônica dos Jogos Olímpicos. Por conta da manifestação política, os dois foram expulsos da Vila Olímpica pelo Comitê Olímpico Internacional. Desde então, os dois americanos são considerados símbolos da luta contra o racismo no país.