Bahia – Os devotos e admiradores do Anjo Bom da Bahia voltam a se reunir para acompanhar, no próximo domingo (13), a partir das 4h30 da manhã, através de um telão de 15 metros quadrados instalado no interior do Santuário da Mãe dos Pobres (Avenida Dendezeiros do Bonfim), a cerimônia de Canonização de Irmã Dulce.
Presidida pelo Papa Francisco, a solenidade, que irá proclamar a freira baiana como a primeira santa brasileira do nosso tempo, será transmitida direto da Praça São Pedro, no Vaticano, em tempo real. A celebração começará às 10h no horário do Vaticano, isto é, às 5h da manhã no Brasil.
A partir desta data, a religiosa que dedicou sua vida aos doentes e necessitados passará a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres e terá como data litúrgica o dia 13 de agosto. Trata-se da terceira canonização mais rápida da história, 27 anos após seu falecimento, ficando atrás apenas do Papa João Paulo II, que ocorreu nove anos desde que faleceu, e de Madre Teresa de Calcutá, canonizada 19 anos depois de sua morte.
A cerimônia no Vaticano contará com a presença do miraculado José Maurício Moreira, que teve a cura da visão graças a um milagre de Irmã Dulce – o segundo realizado pela freira baiana e reconhecido pela Igreja, fazendo-se cumprir assim a última etapa do processo de Canonização da beata. Músico de formação, Moreira irá acompanhar os cantores Margareth Menezes e Waldonys e o Padre Antônio Maria, que irão se apresentar durante a solenidade na Praça São Pedro.
Semana da Gratidão
Uma programação especial de ação de graças pela Canonização do Anjo Bom da Bahia está sendo organizada pelo Santuário de Irmã Dulce. Este é o propósito da Semana da Gratidão, que terá eventos abertos à comunidade, entre os dias 12 e 19 de outubro. “Será uma semana em que vamos agradecer a Deus, através da liturgia e do nosso coração alegre, por esse grande feito na vida de Irmã Dulce dos Pobres, que é a sua Canonização, pois ela chega à honra dos altares”, explica o reitor do Santuário, frei Giovanni Messias.
A programação será aberta neste sábado (12), às 22h, com uma missa presidida pelo bispo auxiliar Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, dando início à Vigília dos Jovens Adoradores, da Arquidiocese de Salvador, até às 6h de domingo (13). Durante a vigília, às 4h, padre Josuel Jesus, formador do Seminário São João Maria Vianney, conduzirá a adoração ao Santíssimo Sacramento. Já às 5h haverá uma alvorada e às 5h10 terá início a transmissão, ao vivo, da cerimônia de canonização. Logo depois, os fiéis irão compartilhar um café da manhã.