O conselho de supervisão do Deutsche Bank apontou neste domingo Christian Sewing como novo executivo-chefe da instituição.
Sewing, membro do conselho de administração desde janeiro de 2015 e presidente deste desde março de 2017, vai suceder John Cryan, que deixa o banco no final de abril.
O Deutsche Bank confirmou na noite de sábado que o conselho de supervisão iria discutir o apontamento do novo executivo-chefe da instituição. Garth Ritchie e Karl von Rohr vão liderar o conselho de administração.
Cryan assumiu o banco em junho de 2015, depois dos então co-CEOs Anshu Jain e Juergen Fitschen renunciaram ao mesmo tempo em que a instituição lutava para melhorar lucros, que eram repetidamente corroídos por fundos reservados para despesas com litígios.
Desde então, Cryan pressionou por corte de custos. Ainda assim, o progresso na melhoria dos lucros do Deutsche Bank tem sido lento, em meio a baixas taxas de juros que pressionam as margens de empréstimos e reduzem a receita da instituição.
No ano passado, o Deutsche Bank teve prejuízo de 735 milhões de euros e declarou dividendos de somente 11 centavos de euro por ação.
Nas últimas semanas, a substituição de Cryan foi aventada por meio de fontes. Antes de se tornar CEO do maior banco da Alemanha, o britânico serviu como presidente para a Europa da empresa de investimentos Temasek, de Cingapura, e como diretor financeiro do banco suíço UBS.
Sewing lidera a divisão de bancos privados e comerciais do Deutsche Bank. Ele ingressou no banco em 1989 e trabalhou em Frankfurt, Londres, Cingapura, Tóquio e Toronto. Fonte: Associated Press.