Mais longeva monarca britânica, Elizabeth II liderou a realeza durante tanto tempo que seus súditos nem sonhavam com o dia em que ela passaria a coroa para seu primogênito. Pois esse dia chegou: Charles Philip Arthur George, o príncipe Charles, assume o trono aos 73 anos e torna-se o mais velho rei a ser coroado na história da Inglaterra.Deus salve o rei Charles III

Apesar de não ser um líder popular, Charles ganhou aos poucos o respeito por seu pioneirismo na defesa do meio ambiente, bandeira popular entre os jovens. Em abril de 1991, visitou a Amazônia e participou da preparação para a conferência mundial Eco-92, no Rio de Janeiro. Agora, como rei, ele terá mais poder para incluir a agenda ambiental nas decisões políticas da Grã-Bretanha. Ainda que o Palácio de Buckingham tenha papel lateral nas votações do Parlamento, o apoio real deve levar o tema ao centro do debate entre os ingleses.

O Rei Charles III é um dos quatro filhos da rainha Elizabeth II e do príncipe Philip, que morreu em abril de 2021, aos 99 anos. Menos afeito aos holofotes que seus irmãos, a princesa Anne e os príncipes Andrew e Edward, Charles sempre foi um homem sem carisma. Ganhou fama mundial em 1981, quando se casou com Diana Frances Spencer. Mais amada que o próprio príncipe, Lady Di conquistou os corações do mundo e fez de Charles um vilão, em 1996, ao expor os motivos da separação do casal: durante o casamento, ele teria mantido como amante Camilla Parker-Bowles, sua paixão na adolescência. No ano seguinte, em 31 de agosto de 1997, Diana morreu em um acidente de carro após ser perseguida por paparazzi. Em 2005, Charles casou-se com Camilla e a tornou “Duquesa da Cornualha” – agora, ela será rainha consorte. Ao final, paciente e pragmático, ele fez valer a sua vontade.

Devido à idade, o rei Charles III não exercerá o poder durante um período tão longo como o da mãe. Deve fazer um reinado de transição, sem grandes mudanças ou desvios abruptos de rumo. É bom lembrar que a Inglaterra passa por uma grave crise econômica, causada pelo Brexit e o consequente isolamento comercial em relação à Europa. Não é, portanto, momento para instabilidade. Além do meio ambiente, Charles deve centrar sua atenção na educação de jovens de baixa renda, um dos focos de sua fundação, The Prince’s Trust.

Se a história seguir seu caminho natural – nunca duvide das conspirações ou mortes repentinas no reino da Inglaterra – seu sucessor será William, hoje com 40 anos. Casado com Kate Middleton e pai de George, de 9 anos, Charlotte, de 7, e Louis, de 4, William é querido como a mãe e carismático como a avó.

Aos 96 anos, Elizabeth II apresentava problemas de locomoção há algum tempo. Em maio, Charles a substituiu na sessão de abertura do Parlamento por questões de saúde. Desde então, passou a assumir funções burocráticas da rainha, em um processo de transição respeitoso e gradual. Assim como a mãe, que passou à história como “Elizabeth II” – sucedendo Elizabeth I (1501-1536), filha de Ana Bolena e Henrique VIII –, o novo rei será “Charles III”. Os antecessores de mesmo nome foram Charles I, que reinou de 1625 a 1649, e Charles II, casado com a portuguesa Catarina de Bragança, que foi rei por um período bem mais curto – apenas dois anos, de 1649 a 1651. Que o novo monarca tenha um longo reinado: Deus salve o Rei Charles III.