Detentos libertam 18 reféns após rebelião em presídio na Baixada Fluminense

Detentos libertam 18 reféns após rebelião em presídio na Baixada Fluminense

Detentos do presídio Milton Dias Moreira, de Japeri, na Baixada Fluminense, anunciaram uma rebelião neste domingo e fizeram 18 reféns após uma tentativa de fuga, anunciaram autoridades do Rio de Janeiro, estado sob intervenção federal na área de segurança.

À meia-noite, os últimos oito reféns foram libertados, confirmou a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Oito agentes penitenciários e 10 detentos permaneceram como reféns durante a rebelião, que terminou com três presos feridos.

A rebelião aconteceu depois que “inspetores de segurança e da administração penitenciária evitaram uma tentativa de fuga de internos”, informou a Seap em um comunicado.

Na sexta-feira, o presidente Michel Temer decretou uma intervenção federal e as Forças Armadas assumirão o comando da segurança pública no estado do Rio de Janeiro.

Após o decreto, as autoridades penitenciárias do Rio anunciaram que anteciparam “medidas de controle” para evitar reações nos presídios.

“Já estava previsto, tanto é que os presídios estaduais, e também os federais, estão em alerta máximo. É natural que haja um desafio neste primeiro momento da intervenção, que o crime organizado teste a capacidade de operação das nossas forças”, disse o ministro da Justiça, Torquato Jardim.