Um detector de metais encontrou em março de 2020 uma moeda de ouro anglo-saxônica, criada durante o reinado de Egberto (entre os anos 802 e 839). Após ser avaliado, o tesouro será leiloado por 200 mil libras (cerca de R$ 1,4 milhão).

De acordo com o Daily Mail, a moeda foi encontrada com a ajuda de um detector de metais a 18 centímetros do chão, na parte de trás de um bar inglês. O objeto achado é do reinado do avô de Alfredo, um dos reis saxões mais famosos, que governou Wessex, região onde hoje fica Bournemouth, na Inglaterra.

Peter Preston-Morley, chefe do departamento de moedas do site de leilões Dix Noonan Webb, afirmou que a moeda era usada somente em grandes premiações para pessoas importantes. Ela equivale a 30 moedas “comuns” de prata, as mais utilizadas na época. “Esta moeda provavelmente representa um manco: uma denominação de ouro que apareceu pela primeira vez no centro e norte da Itália, mas já existia na Inglaterra antes do ano 800”, disse.

Segundo o Daily Mail, com mais de 95% em ouro, a moeda é considerada extremamente rara no mercado atual, já que há apenas oito unidades como esta registradas em museus da Inglaterra.

Conforme Peter, com um manco era possível comprar 360 pães, algo que exigiria a posse de várias moedas de prata para ser adquirido. Contudo, como o tesouro não possui marca do ano de fundição, não é possível saber em quando exatamente foi criado.

“Infelizmente, a quantidade de registros do reinado de Egberto é muito pequena, então nenhuma ocasião óbvia para a cunhagem desta moeda pode ser identificada, nem é possível datar a moeda para um período mais específico dentro do reinado”, concluiu o especialista.