Destaque do programa Shark Tank Brasil, tendo conseguido fechar negócio com o empresário João Appolinário, Leonardo Arruda é fundador da Decor Colors e da Leo Tintas, e ainda tem feito sucesso nas redes sociais, onde se aproxima de somar 500 mil seguidores.

Leonardo acredita que com a pandemia muitas pessoas resolveram olhar com mais carinho para seus lares. Não à toa, a procura por materiais e serviços de construção e decoração decolou nesse período. Contudo, quem opta pelo estilo “faça você mesmo” tem que tomar alguns cuidados para não se arrepender do trabalho, principalmente quando se trata de aplicar efeito decorativo na parede.

Por conta disso, o especialista no ramo de decoração compartilha algumas recomendações para os iniciantes com pintura e aplicação de efeito decorativo de parede. Confira:

Parede pronta

Muita gente me pergunta se pode usar cimento queimado em cima de reboco. A resposta é não, pois a parede tem que estar pronta – emassada, lixada e pintada – antes da aplicação do efeito decorativo.

Cor da pintura

É importante pintar a parece antes de começar a fazer o efeito. Além disso, é melhor pintar da mesma cor do efeito. Por exemplo, com cimento queimado, a maioria é cinza, então, pinte a parede de cinza anteriormente. Tinta fosca funciona melhor, inclusive.

Fitas nas bordas

Antes de começar a aplicar o cimento, a dica é passar uma fita nas laterais, como uma borda. Depois, comece a aplicação com a desempenadeira.

Ferramenta adequada

É importante ter uma ferramenta boa – e precisa ser de inox. Se não for, enferruja e, quando você fizer o efeito na parede, estraga o trabalho. Instrumentos flexíveis também ajudam muito.

Pano e água

Ao fazer o trabalho, é normal ficar um pouco de massa na desempenadeira. Tem que tirar a massa. Se não fizer isso e passá-la novamente na parede, os resíduos vão riscar a superfície. Então, a cada 20 minutos, limpe a ferramenta com pano e água.

Forma e movimento

Se você tem uma parede grande, o seu movimento com o braço tem que ser maior. Assim, você consegue uniformizar o seu movimento com o tamanho da parede. Paredes menores requerem movimentos menores. Se você fizer movimentos curtos em paredes grandes, vai ficar um monte de mancha.

Veja a participação de Leonardo Arruda no Shark Tank abaixo: