Quando o avô de Raphael Veiga estava na cama da UTI, ele pediu ao neto que se, tivesse a oportunidade, jogasse no Palmeiras. O meio-campista não só realizou o sonho do avô, como tornou-se protagonista nas últimas temporadas, levantou a taça da Copa Libertadores pela segunda vez e foi o destaque da equipe alviverde nesta edição. Rafael, seu xará, morreu antes de ver o neto brilhar, mas o sentimento do avô moveu o atleta a brilhar no time do coração dos dois.

Quando o Palmeiras foi bicampeão continental ao derrotar o Santos no Maracanã, Veiga já havia dedicado a conquista ao avô. Agora repete o gesto depois de uma trajetória com ainda mais brilho, marcando o gol que abriu o placar na vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, no estádio Centenário, em Montevidéu.

Veiga foi revelado pelo Coritiba, onde trabalhou e aprendeu com o ídolo palestrino Alex. No time paranaense, era comparado ao ex-camisa 10 justamente por ser um talentoso meia armador canhoto. Mal poderia imaginar que não só repetiria o feito do amigo ao conquistar a Libertadores pelo Palmeiras em 2020, como superaria o ex-jogador ao ganhar também a edição de 2021.

Nesta Libertadores, o meio-campista anotou seis gols em 12 jogos e foi um dos destaques da equipe. É o artilheiro do time comandado por Abel Ferreira na temporada, com 18 gols, e um dos homens de confiança do treinador português, que foi responsável pelo crescimento e amadurecimento do atleta. Com o treinador, passou a atuar pela direita, mas com liberdade para circular pelo ataque e chegar na área para finalizar, como aconteceu na decisão diante do Flamengo. As conclusões precisas são justamente um de seus atributos.

Suas boas atuações despertaram o interesse de clubes estrangeiros. O Inter Miami, dos Estados Unidos, de propriedade de David Beckham, é um dos interessados.

Pelo segundo ano consecutivo Raphael Veiga tem números de protagonista no Palmeiras. Em 2020, foi vice artilheiro do time com 18 gols em 57 jogos. E ainda contribuiu com quatro passes para gol. Portanto, participou de 22 gols em 57 partidas, média de 0,38 gol por duelo. Nesta atual temporada ele novamente supera a marca de 50 jogos. Com 18 gols, é o artilheiro da equipe alviverde e ainda concedeu seis assistências para seus companheiros marcarem. Participou de 23 gols em 51 jogos, uma média de 0,45.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Nesta duas temporadas ele supera os números de 2018 quando foi um dos protagonistas no Athletico Paranaense na conquista da Copa Sul-Americana. Chama a atenção também a precisão de Veiga nos pênaltis. Ele acertou todas as 15 cobranças que bateu pelo Palmeiras e não erra uma penalidade há mais de três anos.

O aproveitamento perfeito nas penalidades é resultado da concentração de Veiga. Pessoas que convivem com o atleta dizem que a força mental do jogador foi determinante para que seu talento despertasse a ponto de chamar a atenção de Tite, que afirmou recentemente que tem observado o meio-campista do Palmeiras.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias