Dessa vez, Bolsonaro não é o culpado

Dessa vez, Bolsonaro não é o culpado

O presidente Jair Bolsonaro mostra uma caixa de hidroxicloroquina a seus seguidores em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília, 23 de julho de 2020 - AFP

A temporada de caça aos culpados, pela depressão econômica e pelo desemprego, já começou. A pandemia de coronavírus nem chegou a ensaiar uma queda, mas há quem não se contente apenas em contar os doentes e mortos; também quer porque quer enumerar (e numerar!) os responsáveis.

Bolsonaro culpa os governadores. Governadores culpam os prefeitos. Prefeitos culpam Bolsonaro. O jogo de empurra só não é mais estúpido que desnecessário. A culpa, meus caros e caras, é de um só: do vírus. E ainda que um prefeito ou outro tenha exagerado, ou Jair Bolsonaro tenha se comportado como um sociopata, irresponsável e negacionista, nenhum deles tem, de fato, papel relevante nos resultados.

Países que não se fecharam muito, como a Suécia, amargam catástrofes humanas e econômicas. Países que se fecharam bastante, como Itália e Espanha, não assistem melhores resultados. Países “nem, nem” (nem fecharam e nem abriram), como Estados Unidos e Brasil, são recordistas de doentes e de mortos, além de financeiramente devastados.

Sempre digo e repito: essa maldita Covid-19 não veio com manual de instruções. Não há modelo correto ou incorreto a seguir. Há, sim, governos e governantes tentando errar menos e acertar mais. Buscar culpados pela crise econômica e sanitária é injusto e contraproducente. Ao final e ao cabo, não haverá nomes para se condenar ou absolver.

Há raras exceções de “sucesso”? Sim, há. Se você, leitor amigo, fica maravilhado com os resultados colhidos pelos alemães ou neozelandeses, por exemplo, ótimo. É bom conhecer – e reconhecer – bons trabalhos. Mas fica uma dica a respeito destes casos: além de admirar esses povos, você precisa aprender a se comportar como tais, seja como cidadão ou, sobretudo, como eleitor. É melhor bater palmas de perto que de longe.

+ Menina engasga ao comer máscara dentro de nugget do McDonald’s

Veja também

+ Caixa libera FGTS emergencial para nascidos em julho nesta segunda-feira (10)

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Carol Nakamura anuncia terceira prótese: ‘Senti falta de seios maiores’

+ Ex-Ken humano, Jéssica Alves exibe visual e web critica: ‘Tá deformada’

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2020 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.