Deslizamentos isolam vilarejo alpino no norte da Itália

COGNE, 30 JUN (ANSA) – Dois deslizamentos de terra isolaram o vilarejo alpino de Cogne, no extremo-norte da Itália, nesta segunda-feira (30), exatamente um ano depois da inundação que bloqueou o acesso ao município por quase um mês no verão passado.   

Os deslizamentos atingiram a estrada regional que conecta Cogne, situada no sopé do monte Gran Paradiso, ao restante do Vale de Aosta, pequena região localizada na fronteira com França e Suíça.   

Um carro chegou a ficar preso entre os locais dos dois desmoronamentos, mas os passageiros foram resgatados em segurança pelo socorro alpino.   

Segundo o prefeito Franco Allera, entre 3 mil e 4 mil pessoas estão no vilarejo, que possui cerca de 1,3 mil habitantes, mas costuma ser bastante procurado durante o verão. “Há muitos visitantes na cidade, mas, se resolvermos tudo hoje, eu diria que não deve haver grandes problemas”, afirmou.   

Já o deputado ambientalista Angelo Bonelli cobrou do governo de Giorgia Meloni um “plano estrutural de adaptação às mudanças climáticas e a eventos extremos”.   

Uma janela de passagem na estrada regional chegou a ser aberta entre 12h30 e 13h30 (horário local), mas apenas para deslocamentos urgentes, enquanto as autoridades ainda trabalham para assegurar a segurança da rodovia. (ANSA).