Um Flamengo cheio de desfalques e um Tolima que ainda lamenta ter perdido a final do torneio colombiano Apertura tentarão virar a página nesta quarta-feira, quando se enfrentarem no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores.

Com duas baixas importantes na equipe titular, João Gomes por suspensão e Bruno Henrique por lesão, além de um suposto surto de coronavírus noticiado pela imprensa brasileira, o time carioca visita o Tolima na cidade colombiana de Ibagué.

O duelo será disputado no estádio Manuel Murillo Toro, onde o ‘pijao’ perdeu a final do Apertura para o Atlético Nacional no domingo, a partir das 19h30 locais (21h30 de Brasília).

A partida de volta está marcada para o dia 6 de julho, no Rio de Janeiro, e quem vencer o duelo enfrentará nas quartas de final o vencedor do confronto entre Boca Juniors e Corinthians.

– Desfalques importantes –

Um mês e meio após assumir o comando no Flamengo, Dorival Júnior vai estrear na Libertadores com recursos limitados.

O acúmulo de cartões amarelos tirou do jogo o volante João Gomes, âncora do rubro-negro, e uma lesão multiligamentar encerrou a temporada de Bruno Henrique, vice-artilheiro do time e melhor assistente da Libertadores (5).

O atacante passou por uma cirurgia no domingo e uma foto postada pelo clube no Twitter o mostrava em uma cama de hospital com os polegares para cima em sinal de positivo.

O desafio é grande para o técnico Dorival Júnior, que em junho substituiu o português Paulo Sousa, pressionado pela torcida e demitido devido aos maus resultados.

Segundo informações do jornal O Globo, que não foram confirmadas pelo Flamengo, o time viajou para Ibagué sem sete de seus jogadores, com covid-19, além de Rodrigo Caio, lesionado.

O goleiro Diego Alves, seus substitutos Matheus Cunha e Kauã, o zagueiro Fabrício Bruno e os meio-campistas Willian Arão, Matheus França e Daniel Cabral seriam os infectados.

Se os desfalques se confirmarem, o Flamengo disputaria a partida com apenas dois volantes no elenco (Andreas Pereira e Thiago Maia).

– Tolima tenta se reerguer –

O Tolima, que de forma surpreendente derrotou o Atlético-MG em Belo Horizonte na fase de grupos e assim avançou às oitavas de final da Libertadores, sofreu um duro golpe neste domingo na final do Apertura local.

Quando tudo levava a crer que a decisão seria nos pênaltis, um gol no último minuto (90+1) do Atlético Nacional derrubou os jogadores do ‘Pijao’ e seu treinador, Hernán Torres, que ficou paralisado e com as mãos nos bolsos.

“Estamos abalados, há alguns jogadores machucados, mas acima de tudo estamos feridos emocionalmente”, admitiu Torres após a derrota por 4 a 3 no placar agregado.

Agora, acrescentou Torres, a equipe médica vai determinar quais jogadores estarão disponíveis para receber o Flamengo, devido ao cansaço acumulado nos 33 jogos disputados em 2022.

Anderson Plata, o rápido atacante que com seus dribles e gols confundiu os adversários na fase de grupos, não jogou na final devido a uma lesão e o Tolima não informou uma data de recuperação.

O lateral-direito Jonathan Marulanda e o atacante Andrés Ibarguen também são dúvida devido a lesões sofridas durante a partida decisiva de domingo.

Prováveis escalações:

Tolima: William Cuesta – Leider Riascos, Julián Quiñonez, José Moya, Junior Hernández – Brayan Rovira, Rodrigo Ureña – Luis Miranda, Daniel Cataño, Jeison Lucumí – Michael Rangel. Técnico: Hernán Torres.

Flamengo: Santos – Matheuzinho, Gustavo Henrique, David Luiz, Ayrton Lucas – Andreas Pereira, Thiago Maia – Giorgian de Arrascaeta, Everton Ribeiro, Pedro – Gabigol. Técnico: Dorival Júnior.

das/vel/jss/ma/aam

Twitter